Política

Acusado de racismo, deputado pode ser afastado do Conselho de Ética

Gustavo Gayer foi acusado por parlamentares da oposição por declarações que deu em entrevista.

Foto: Agência Câmara
Foto: Agência Câmara

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), que apoia o presidente Jair Bolsonaro (PL), pode ser afastado do Conselho de Ética. Gayer afirmou que países da África vivem uma “ditadura” porque a democracia não consegue prosperar. E ainda acusou os africanos e os brasileiros de serem burros.

De acordo com uma reportagem do Metrópoles, a deputada Duda Salabert (PDT-MG) anunciou que irá levar o colega ao Conselho de Ética e afirmou que ele deve ter o seu mandato cassado. A deputada mineira ainda defendeu a prisão de Gayer e afirmou que o PDT deverá representar contra o deputado goiano. Acontece que o parlamentar foi indicado pelo seu partido, o PL, para uma das vagas do Conselho de Ética. Ele é suplente, mas pode usar a palavra, discursar, interrogar depoente e até votar no caso de ausência de um titular.

O Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara prevê, num dos parágrafos de seu artigo 7º, a possibilidade de afastamento de algum de seus integrantes caso seja alvo de representação no conselho. Ele ficará ausente do conselho até o julgamento final de seu caso. A frase dita pelo parlamentar, que provocou reação da oposição e publicada pelo Metrópoles, é a seguinte: “Democracia não prospera na África. Para você ter uma democracia, você tem que ter o mínimo de capacidade cognitiva de entender entre o bom e o ruim, o certo e o errado. Tentaram fazer democracia na África várias vezes, mas o ditador tomou tudo. O Brasil está desse jeito” – disse Gayer.

No começo do mês, em uma postagem nas redes sociais, o parlamentar associou a votação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Nordeste nas eleições do ano passado às taxas de analfabetismo no país.

Fonte: Bahia.Ba

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
José Reis

Nunca se falou tanto em “cassar” como neste governo. Cuidado políticos da direita, qualquer coisa que falarem, ou até dizer que a gravata do governo esta torta, podem ser “cassados”. Viva a derrocracia.

O BOLSONARISMO É A LEPRA

É só não falar ou agir fora da lei que não será cassado.
Você vota para um *** desses.