Na manhã desta segunda-feira (18), durante o programa Acorda Cidade com Dilton Coutinho, na rádio Sociedade News FM, o repórter Paulo José trouxe informações sobre um almoço realizado na última sexta-feira pelo empresário Zé Chico, pré-candidato a vereador em 2024. O evento contou com a presença de lideranças, convidados e alguns profissionais de imprensa, incluindo o empresário e presidente do partido Progressista, Yuri Guimarães, que durante o almoço foi visto conversando com o ex-prefeito José Ronaldo, candidato à prefeito de Feira de Santana em 2024.
Ao ser questionado sobre os assuntos que rolaram durante o almoço, Yuri Guimarães esclareceu que Zé Chico é um amigo e cliente de suas empresas, destacando parcerias comerciais anteriores. O empresário enfatizou que o encontro foi uma confraternização normal, e, embora tenha cumprimentado o ex-prefeito Zé Ronaldo, não discutiram política. O empresário reforçou a especulação em torno das pré-candidaturas devido à intensidade do movimento político na cidade.
Yuri Guimarães esclareceu que, até que Dilton Coutinho manifeste sua decisão de aceitar ou recusar o convite, a determinação da executiva estadual é que o candidato do Progressistas seja Dilton Coutinho para prefeito.
“Agora eu quero deixar bem claro que o candidato do Progressistas, o convite foi feito a Dilton Coutinho. Não existe a menor possibilidade de ter outra tratativa até que Dilton Coutinho diga que quer ou diga que não quer, ou ele se defina. Então, enquanto isso não acontecer, a determinação da executiva estadual é que o candidato, o nome do progressista seja Dilton Coutinho para prefeito. É isso aí, não tem outra possibilidade, não tem outro caminho até essa definição”, disse.
Durante a participação de Yuri no programa, o radialista Dilton Coutinho indagou Yuri Guimarães para saber quais os direcionamentos políticos, caso Geraldo Júnior seja o candidato em Salvador, buscando saber se com o apoio a Geraldo, não há chance para candidatura em Feira de Santana.
“Eu não estou acompanhando a questão do MDB a nível mais próximo, porque é um partido que tem sua executiva já municipal, quem está à frente do MDB aqui é Humberto Cedraz, eu acho que ele vai ter mais propriedade para falar sobre isso, e eu não tenho esse desenho do MDB. Quanto ao PL, também fui
convidado para prestigiar no dia da executiva municipal, e a decisão a priori é que realmente eles tenham um candidato. E eu acho que, de fato, eles devam ter candidato mesmo, para mostrar o tamanho deles, eles têm uma ligação, uma identidade com o ex-presidente Bolsonaro, então é a oportunidade que o partido tem de cravar um momento político em Feira de Santana, então eu acredito que eles vão lançar um candidato, e eu defendo que eles devam ter um candidato, independente da posição partidária, independente de quem eu devo estar, mas eu acho extremamente importante para o grupo político deles ter um candidato a prefeito, isso vai ajudar também na composição de chapa vereador”, informou Yuri Guimarães.
Além disso, o empresário também falou sobre a importância de fazer boa chapa para vereador.
“Quando você tem uma candidatura majoritária forte isso acaba impactando na chapa de vereador, então é extremamente importante um partido, um agrupamento político, ter um candidato a prefeito, porque acaba puxando o voto também para chapa proporcional, que é a chapa de vereador, isso ajuda muito. As conversas estão acontecendo a todo tempo, mas o que eu quero de fato é que você aceite o convite do Progressistas, é isso aí, para virar Prefeito dessa terra”, frisou Yuri. (Por Iasmim Santos, jornalista do Acorda Cidade)
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram