A Biblia e o carro

Mensagem de terça-feira 05.01.10

Depois de anos de estudos, chegou o dia de receber o esperado diploma. O que ele mais desejava era um carro novo e já manifestara a ideais ao pai, que reagira positivamente. No dia da formatura, pela manhã, o pai chamou ao seu gabinete e disse-lhe como estava orgulhoso de seu diploma e deu lhe o esperado presente: uma caixa, ricamente adornada e, nela, uma Bíblia. Com todo o dinheiro que o pai possui, apenas um Bíblia, comentou para si mesmo, desapontado. Houve a formatura e o filho saiu de casa. Nem sequer levou o presente.

Os anos passaram e a mágoa persistia. No fundo, ele gostaria de ser reconciliar com o pai, mas o orgulho era maior e algumas tentativas de reaproximação, por parte do pai, ficaram sem resposta. Um dia recebeu um telefonema informando que o pai fora internado em estado grave, E, durante a viagem, a notícia foi modificada: o pai morrera. Nos funerais, um vazio imenso-feito de saudade e de culpa-instalou-se nele. O mais lamentável, seus filhos não haviam conhecido o avô.

De noite, na casa onde o pai morara toda a vida, ele recuperou o passado, olhando velhas fotografias, recortes de jornais e objetos já esquecidos. E, entre outros livros, estava a famosa Bíblia de sua formatura. Tomou-a na mão, abriu a primeira página e lá estava uma dedicatória, que ele nunca lera: “ Ora, se vós, que não sois perfeitos, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o pai, que está nos céus, durá coisas boas aos que lhe pedem” (Mt 7,11).

E, nesta página, a chave de um automóvel, zero quilômetro, adquirido à vista no dia de sua formatura. Deus é pai. E como filhos independentes gostaríamos que ele fizesse nossa vontade. A vontade dele é que sejamos felizes. Por vezes, discordamos dos presentes que ele nos dá. Não é exatamente aquilo que havíamos pedido. Ou não gostamos da embalagem. Mas ele tem paciência infinita. E como o pai dessa história, sempre tem como objeto nos ensinar a escala de valores.

O amor é mais importante que o dinheiro, a Bíblia é mais valiosa que o automóvel. Sabedoria é dar-se conta disso enquanto é tempo.

 

Mensagem retirada do livro A Arte de Escolher – Dom Itamar Vian e Frei Aldo Colombo…

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários