Feira de Santana

Vítima do coronavírus, paciente relata sequelas da doença que foram tratadas no Centro Pós-Covid

O Centro, uma parceria da Uefs com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) celebrou, na última terça-feira (16), o primeiro ano de atuação do Centro de Tratamento Pós-Covid, que funciona no Centro Social Urbano (CSU), bairro Cidade Nova.

Atualmente, o centro já realizou mais de 12 mil atendimentos em pacientes de Feira de Santana e outros 14 municípios da região, que ficaram com sequelas da doença e precisam passar por reabilitação.

É o caso da professora e moradora do bairro Caseb, Telma Santos, que foi acometida pela Covid-19 e chegou a perder o paladar, teve falta de ar e perda de memória.

Ao Acorda Cidade, ela informou que já vai completar um ano de tratamento e os resultados estão sendo satisfatórios.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Eu já tenho cerca de nove meses aqui de tratamento, fiquei com perda de memória, eu não lembrava muito das coisas, tinha essa falta de concentração, às vezes eu estava conversando com a pessoa e do nada eu esquecia o que estava conversando, tive falta do paladar, falta de ar, mas graças a Deus, já estou bem. O médico até suspendeu os remédios e no hoje, estou aqui para fazer exames de rotina, muitas pessoas desistiram do tratamento, acharam que não estavam melhorando, mas acredito que nós devemos ter paciência, porque a gente sabe que essa Covid não é brincadeira, é coisa séria e por tanto insistir no tratamento, hoje estou melhor. Meu paladar voltou, antes eu não poderia caminhar por 100 metros, que logo faltava ar, mas estou ótima, minha concentração também melhorou, ainda mais eu que sou professora, têm momentos que esqueço de algo, mas já estou melhor”, relatou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A unidade de saúde inaugurada em agosto do ano passado oferece todos os serviços gratuitamente para a população. A faixa etária dos pacientes é entre 20 e 80 anos. No centro, eles recebem atendimento multidisciplinar que inclui médicos de diversas especialidades, como neurologia, cardiologia, urologia, dermatologia e gastroenterologia, além de serviços das áreas de enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição e fonoaudiologia.

O centro, uma parceria da Uefs com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h. Os pacientes são atendidos a partir da regulação feita através da Secretaria Municipal de Saúde.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários