Acorda Cidade
A Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está atenta sobre a presença de escorpiões no município. A equipe de biólogos do órgão está disponível à população para realizar vistorias nos locais onde há suspeita da presença do animal.
“É fundamental, a princípio, que a população esteja atenta tanto com sua residência como os possíveis terrenos baldios próximos as suas casas”, destaca o secretário de Saúde, Getúlio Barbosa.
Segundo a coordenadora da Viep, Janice Estrela, alguns fatores favorecem o aparecimento do animal. “É comum que os escorpiões apareçam em locais onde há o acumulo de entulho e lixo, como nos terrenos baldios. O fato das pessoas desmatarem o habitat natural do escorpião também favorece para que eles surjam no perímetro urbano”, salienta.
A prevenção contra os escorpiões consiste basicamente que a população mantenha sua residência e o entorno da mesma sempre limpos. Em Feira de Santana o escorpião mais comum é o do tipo amarelo. No ano de 2010, a Viep registrou 168 casos de acidentes com o animal.
As pessoas que forem picadas pelo escorpião devem ser levadas imediatamente para Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), unidade de saúde que possui o soro que combate a ação do veneno do animal. Para acionar os biólogos da Viep, a população pode ligar para o telefone 3614-3613, de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas. As informações são da Secom