Feira de Santana

Vereador denuncia que apenas duas ambulâncias do Samu rodaram durante 24h; demais viaturas estavam na oficina

A secretária de saúde disse que já foram enviados ofícios para a rede de urgência e emergência solicitando que doze unidades venham para Feira de Santana para que façam a ampliação e a reposição da frota.

Rachel Pinto

O vereador Roberto Tourinho, usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Feira de Santana nesta quarta-feira (27) para denunciar que ontem (26), apenas uma ambulância avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estava funcionando na cidade. A informação passada pelo veredor gerou muita polêmica e foi apurada pela Comissão da Saúde do Município. A secretária municipal de saúde Denise Mascarenhas, também aproveitou a oportunidade para esclarecer os fatos e listou algumas dificuldades enfrentadas pelo Samu.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Roberto Tourinho disse que fez a denúncia respaldada com técnicos da Secretaria de Saúde e que hoje soube que outras viaturas foram liberadas. Ele contou que os veículos estavam quebrados e fazendo reparos na oficina.

“A denúncia que eu recebi traduz a realidade dos fatos. O Samu presta e deve prestar um serviço de qualidade, salvando vidas. Desejamos que esse serviço funcione bem. Quando eu faço uma denúncia, faço uma denúncia na condição de fiscal do povo e não faço por alegria e nem por satisfação. Desejamos que o Samu continue prestando um bom serviço e que amplie o trabalho. Aqui foi dito que são 10 viaturas do Samu. Mas, são viaturas com determinado tempo de uso e boa parte dessas viaturas constantemente estão nas oficinas. A secretaria disse que realmente ontem só tinha uma viatura avançada rodando, além de uma básica”, declarou.

A secretária Denise Mascarenhas relatou que a redução da frota do Samu aconteceu por menos de 24 horas e que ontem dois veículos estavam rodando pela cidade. Ela afirmou que nesta quarta-feira (27) a frota já conta com seis ambulâncias e uma motolância em atividade.

“É importante dizer que ainda tem mais uma que deve estar saindo da oficina hoje ou amanhã, mas infelizmente acontece de quebrar sim. Agora só ressaltando que mandei fazer reparos. Foram menos de 24 horas e foram duas ambulâncias, as demais tiveram problemas mecânicos”, confirmou.

A secretária acrescentou ainda que as ambulâncias atendem apenas ao município de Feira de Santana e só podem ser utilizadas fora da cidade, quando há necessidade dos três municípios que estão na regionalização de dar assistência a pacientes. “De pegar esse paciente, mas aqui no município de Feira de Santana mesmo”, frisou.

Sobre o suporte e condição das viaturas, ela declarou que já foram enviados ofícios para a rede de urgência e emergência solicitando que doze unidades venham para Feira de Santana para que façam a ampliação e a reposição da frota.

Ela considerou importante a visita da Comissão Municipal de Saúde ao Samu, bem como a apuração do ocorrido.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade | Secretária Denise Mascarenhas reunida com membros da Comissão Municipal de Saúde que foram apurar sobre a situação das ambulâncias do Samu

“Quero dizer para que visitem as unidades de saúde. Temos sim problemas. Mas, lembrando que a saúde pública ela não é só municipal e às vezes as pessoas direcionam muitos problemas para a gestão municipal. Gestão tanto municipal, como estadual tem que andar juntas. Achei importante, coloquei a secretaria a disposição. Podem trazer aqui o que eles encontrarem e eu vou imediatamente para verificar. Porque infelizmente têm coisas que podem ocorrer. É importante que as pessoas entendam como é que funciona o processo e não olhem só o seu lado, olhem o lado de uma coletividade”, finalizou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários