A impressão é de que a mesma régua mede dois fenômenos: as temperaturas atmosféricas diminuem e a sensação de fome aumenta na mesma proporção.
Os especialistas confirmam: de fato, quando está frio a vontade de comer é ampliada e isso acontece por questões físicas.
“O organismo queima mais calorias para aumentar o metabolismo. Normalmente, no frio, o apetite é maior porque a digestão ocorre com mais facilidade”, explica o endocrinologista Alfredo Cury, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e proprietário do SPA Posse do Corpo.
Isto não significa, no entanto, que a temporada de inverno deve coincidir com a época de comilança, ainda que os casacos pesados disfarcem os quilos a mais. Afinal, informa o levantamento feito pelo Ministério da Saúde, os índices de sobrepeso e obesidade permanecem na casa dos 48% da população e não costumam tirar férias no período.
A orientação nutricional segue caminho justamente inverso. Os meses mais gelados são ideais para quem quer entrar em forma (já que o gasto calórico é maior) e, para isso, basta escolher alimentos que auxiliam na sensação de saciedade, enganam a fome persistente e fornecem baixa ingestão calórica.
“Sopas, chás, mingaus e cafés são boas opções. Utilize muitos temperos naturais, que dão sabor sem adicionar calorias”, afirma a nutricionista Andréa Uzeda, da clínica Dicorp.
“Para aumentar a queima calórica o ideal é utilizar diariamente alimentos termogênicos , como chá verde, canela, gengibre, pimentas vermelhas e especiarias”.
Estes “queridinhos” da dieta para os dias frios – citados pela especialista – ajudam a manter a temperatura do organismo elevada e por isso driblam a fome característica da estação.
A seguir, Andréa dá dicas para “emagrecer” a sopa, o mingau e até o chocolate quente. E ainda prepara um cardápio completo para manter a forma e diminuir a fome nos dias frios.
Um cardápio para um dia frio
Café da manhã:
2 fatias de pão integral
1 fatia de queijo minas
1 copo de leite desnatado misturado com cacau em pó
Lanche da manhã:
1 banana
Almoço:
Entrada de caldo de legumes
2 colheres de Arroz integral
1 concha de Feijão
1 bife grelhado
Sobremesa: Maçã assada com canela
Lanche da tarde:
Mingau de aveia
Jantar:
Sopa de abóbora com gengibre
Ceia:
Chá de camomila
Fonte: IG Saúde