Acorda Cidade
Bons hábitos alimentares, higiene e limpeza dos dentes são pontos importantes para a prevenção da saúde bucal. Estes fatores quando levados a sério evitam problemas orais, como mau hálito e cárie. A odontóloga Edrielle Santana, consultora técnica GOU Odonto, rede de clínicas odontológicas, destacou os principais cuidados para a saúde bucal entre 0 e 100 anos.
0 a 10 anos: Na infância, problemas com cárie são comuns. O ideal é fazer a higienização bucal com creme dental que contém flúor. Além disso, a quantidade de utilização do produto varia de acordo com a idade e deve ser recomendada por um profissional. No caso dos bebês, a limpeza da gengiva deve ser realizada após as mamadas com uma gaze umedecida. Para prevenir o aparecimento de problemas orais, o melhor é acompanhar e verificar se as crianças estão fazendo a limpeza corretamente. A escova, creme e fio dental são acessórios essenciais para o processo. Também é necessário visitar o dentista pelo menos duas vezes por ano e manter uma alimentação equilibrada.
11 a 20 anos: Com a chegada da adolescência, o cuidado com os dentes é deixado de lado e isto causa uma maior incidência de cáries. Nesta fase da vida, além dos danos dentários, outros problemas bucais podem aparecer como a gengivite ou a má oclusão – o não encaixe entre as arcadas dentárias. Para que isto não ocorra, é ideal realizar uma boa escovação e ter bons hábitos alimentares, além de fazer o acompanhamento com um profissional. Somente com estas duas atitudes é possível prevenir as enfermidades orais.
20 a 50 anos: Os dentes na vida adulta possuem um desgaste natural. As principais doenças nesta faixa etária são as doenças de gengivais, ronco e o bruxismo. É necessária a visita regular ao dentista para que seja feita limpezas e técnicas de higienização. Em relação ao ronco é preciso uma avaliação de um especialista e uso de placas para facilitar a entrada do ar. O mesmo procedimento ocorre com o bruxismo.
50 a 100 anos: A saúde bucal na terceira idade é um reflexo de todo o cuidado da boca durante a vida inteira. Se forem priorizados os hábitos saudáveis, as visitas ao dentista com regularidade e a limpeza correta é provável que os dentes estejam fortes e saudáveis no decorrer dos anos. Caso, a saúde dental tenha sido deixada de lado, a chance de a arcada dentária incomodar nesta faixa etária é grande. A sensibilidade, falta de vitamina, boca seca e o câncer de boca são as principais doenças que aparecem entre os 50 e 100 anos. A prevenção é sempre o melhor caminho.