Vacina Covid-19

Vacinas da Janssen serão aplicadas a partir desta terça-feira (7) em Feira de Santana

De acordo com o prefeito Colbert Martins, a equipe da Secretaria de Saúde está recebendo as orientações nesta segunda-feira para aplicação da vacina.

Gabriel Gonçalves

No último sábado (3), uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 fabricadas pelo laboratório Janssen chegou à Bahia. Ao total, 162.700 doses do imunizante foram entregues à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Em entrevista ao Acorda Cidade, o prefeito Colbert Martins, informou que o município de Feira de Santana recebeu cerca de 6.000 doses do imunizante e a previsão para aplicação, já tem início para esta terça-feira (6).

"Estamos hoje fazendo um treinamento específico para o uso da vacina Janssen, da mesma forma como fizemos com a vacina da Pfizer. Trata-se de uma orientação que vem da própria fábrica e por isso já estamos fazendo esta capacitação para que amanhã já possamos estar aplicando esta vacina. Posso dizer que já estamos prontos e no aguardo da determinação da justiça para a reposição das doses que Feira de Santana não recebeu, porque chegaram aqui no estado 90 mil doses e a decisão foi colocar tudo em Salvador, sendo que estamos aqui pertinho da capital, então Feira de Santana tem esse direito da reposição, porque eu não abro mão de nenhuma dose, independente do fabricante", destacou.

Além da UniFTC, local que está sendo utilizado na campanha de vacinação contra a Covid-19, o prefeito informou que em breve, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), também estará com postos de atendimento, dando um suporte para os moradores da região norte de Feira de Santana.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Recebemos cerca de 13 mil doses nesta última remessa do lote da vacinas, porém não tivemos como fazer as aplicações no sábado, então retomamos hoje em todas as áreas de aplicação como a UniFTC e todas as UBSs. Todo o estoque que foi entregue será utilizado até o final. Estamos realizando nosso trabalho e continuamos fazendo a vacinação tanto aqui na zona urbana, quanto na zona rural e estaremos também disponibilizando a Universidade Estadual de Feira de Santana. O secretário Marcelo Britto, já esteve no local, conversou com o reitor Evandro Nascimento e assim, vamos expandir essa vacinação, acontecendo lá na UniFTC e agora na Uefs, zona norte da cidade", explicou.

Para o prefeito, a quantidade de doses recebidas no município, consegue atender uma demanda de até dois a três dias e segundo ele, descentralizar para outro local com maior espaço, agiliza o processo de imunização.

"Enquanto tiver mais doses em nosso município, estaremos aplicando essas vacinas, pois a quantidade que estamos recebendo, permite que possamos ficar de dois a três dias trabalhando de forma intensa nessa imunização. O que queremos nesse momento é sair da UniFTC e ir para Uefs, que fica na zona norte da cidade, tivemos também aplicação no Tomba, aconteceram algumas dificuldades específicas com relação a localização, mas iremos retomar assim que possível, pois é importante vacinar a população da zona sul da cidade, porque o Tomba continua como o segundo bairro que mais apresenta resultados positivos, o primeiro o SIM, onde já tem a UniFTC", disse.

Neste momento, as pessoas acima de 41 anos de idade, gestantes e puérperas até 45 dias, podem ser vacinadas com a primeira dose da vacina. De acordo com o prefeito, a ideia do município é continuar reduzindo a faixa etária para que mais pessoas possam ser imunizadas, não apenas os grupos prioritários como estavam acontecendo.

"Essas pessoas que já possuem 42, 43 anos de idade, apresentam algum tipo de comorbidade ao exemplo de diabetes, hipertensão, por isso estamos com esse foco de vacinar cada vez mais as pessoas pela idade, para que logo a família completa possa estar imunizada. Logo no início vacinamos as pessoas mais idosas, onde foi apresentada uma grande redução na quantidade de pessoas internadas, uma redução em mais de 80% da gravidade da doença e uma redução de mais de 80% dos óbitos. Hoje praticamente, das 864 pessoas que já faleceram em Feira de Santana, quando vamos olhar esses dados, são pessoas também abaixo de 60 anos, então é preciso vacinar toda a família, tendo uma redução nesse número de casos e de óbitos", informou ao Acorda Cidade.

Ainda segundo o prefeito, o objetivo da campanha da vacinação é chegar até a idade de 20 anos e após isso, começar a reduzir a idade ainda mais.

"Nós precisamos chegar primeiro em todas as pessoas com até 20 anos de idade. Infelizmente ainda não se tem uma previsão para isso, mas é justamente esse foco, vacinar as pessoas até 20 anos. Eu entendo que aqui em Feira de Santana, acima dos 20 anos temos aí em torno de 480 mil habitantes. De pessoas vacinadas, só temos 200 mil, então ainda falta muito e quando isso for completado, iremos pensar nessa perspectiva de reduzir a idade abaixo dos 18 anos, até porque os dados apresentados mostram que os óbitos abaixo de 18 anos, são poucos, precisamos focar nestas pessoas com 30, 40, 45, 50 anos, onde a incidência de óbitos está alta em nosso munícipio", concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários