Laiane Cruz
O Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Britto, comentou hoje (19) sobre a determinação do Ministério da Saúde de inclusão dos bancários como grupo prioritário da vacinação contra a covid-19. Para o secretário, à medida que são incluídos novos grupos prioritários isso atrasa o processo de imunização da população em geral.
“À medida que se acrescentam novos públicos isso atrapalha um pouco a descida na idade da população em geral. Se está publicado no Ministério, só nos resta o atendimento e cumprimento, desde que cheguem vacinas específicas para esse público. Quando a gente recebe vacinas, elas vem rubricadas, com destino específico e se a CIB não destinar vacinas para esse público específico, com essa finalidade, a Secretaria Municipal de Saúde fica impossibilitada de avançar. Mas à medida em que chegar a vacina iremos disponibilizá-las”, afirmou Britto.
O secretário salientou que em Feira de Santana já estão sendo vacinadas pessoas acima de 37 anos ou nascidas até 1984, com a primeira dose. E que por isso a vacinação específica para os bancários pode não ter tanto impacto.
“Boa parte dele a gente já atendeu dentro da população em geral. Essa orientação é direcionada à CIB, que faz a distribuição das vacinas e determina o público. Não é o município que faz a reserva, e sim a CIB que assim o faz”, disse.
Com informações do programa Jornal das Duas, do repórter Paulo José.