Saúde

Vacinação itinerante garante proteção contra a gripe na zona rural de Feira de Santana

A mobilização começou em Humildes. Equipes de saúde estiveram presentes nos povoados Fazenda Campestre, Conjunto Planolar e Fazenda Escoval.

Foto: Divulgação / Secretaria Municipal de Saúde
Foto: Divulgação / Secretaria Municipal de Saúde

A vacinação contra a gripe não para. É a saúde chegando nos distritos e localidades da zona rural de Feira de Santana. Como estratégia para garantir a proteção dos moradores de áreas mais distantes, a Prefeitura de Feira iniciou a vacinação itinerante levando a dose de esperança às crianças (entre seis meses e seis anos), idosos, gestantes e puérperas. 

A mobilização teve início em Humildes, no dia 31, onde as equipes de saúde estiveram presentes nos povoados Fazenda Campestre, Conjunto Planolar e Fazenda Escoval. Prosseguiu em Jaíba na terça-feira (1º de abril) com a vacinação dos moradores de São Roque, São Domingos, Fazenda Pau Comprido e também na sede. 

Na quarta-feira (2), a comitiva da imunização atendeu os povoados Moita da Onça, Baixão e Alto do Tanque, enquanto ontem (3) foi a vez do distrito de Maria Quitéria, nos povoados Formiga, Ovo da Ema e na sede.

Nesta sexta-feira (4) as equipes de saúde estarão no distrito Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu), onde moradores de Fazenda Amarela, Mergulho e Vila São José terão acesso à vacinação.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, a estratégia itinerante da Prefeitura busca não apenas atingir a imunização em massa, mas também assegurar que os grupos mais vulneráveis da população tenham acesso às vacinas. 

“Esse é o nosso compromisso: garantir a proteção dos moradores e promover a sua saúde. Trabalharemos nesse esforço concentrado para que o nosso povo tenha assistência, o acolhimento, e acesso aos serviços de saúde. Vacinar é um gesto de amor e cuidado”, afirmou. 

A chefe da Divisão de Controle Epidemiológico, Verena Leal, acrescenta o empenho da pasta para mobilizar os grupos elegíveis quanto a importância da vacina. A figura do personagem “Zé Gotinha” tem marcado presença estrategicamente na ação. 

“Além de conscientizar os idosos, gestantes e demais pessoas que compõem os grupos prioritários, nossa preocupação é garantir a proteção das criança contra a gripe. Doença que pode resultar em complicações, hospitalizações e o óbito”, pontua. 

Ainda, fazem parte do público elegível para a vacinação os caminhoneiros, professores, profissionais de segurança, quilombolas, trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência, trabalhadores do transporte coletivo, entre outros.

Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários