A vacinação com a quarta dose contra a Covid-19 em Feira de Santana continua sendo ofertada nos postos de saúde do município para pessoas acima de 40 anos.
A limitação de idade para aplicação do imunizante obedece as normas do Ministério da Saúde, segundo observou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal (Viep), Carlita Correia.
“O chamado segundo reforço, ou seja, a quarta dose, ela é preconizada ainda via normas do Ministério da Saúde com a idade de 40 anos ou mais, apesar de que alguns municípios já se anteciparam por terem um estoque maior e já foram baixando a idade. Tem municípios que a idade já está em 18 ou mais, mas Feira está seguindo o que preconiza o Ministério”, informou.
Segundo Carlita Correia, existe a possibilidade de baixar a idade. Mas ela alertou que muitos jovens e adultos sequer foram tomar a terceira do imunizante, e com isso a procura pela vacinação está muito baixa.
“Temos os adolescentes que estão ainda sem fazer, alguns a segunda dose e outros a dose de reforço ou a terceira dose, assim como adultos também. A procura pela vacinação está transcorrendo de uma forma bem baixa, algumas pessoas não estão retornando para tomar a quarta dose, pessoas que já estão na faixa etária. E também a gente tem aproximadamente umas 200 mil pessoas que ainda faltam tomar a terceira dose, de faixa etária de população geral”, pontuou.
A coordenadora da Viep esclareceu ainda que a vacinação para crianças contra a Covid ainda não pôde ser normalizada, porque o imunizante estava em falta em todo o Brasil.
“O Ministério da Saúde está ainda produzindo esses insumos para fazer essa distribuição por todo o país. Há uma previsão de termos pouca quantidade, que está para chegar nesse mês de setembro, a qualquer momento. Vamos comunicar à população e a gente normaliza a vacinação para este público- alvo com o imunizante da Coronavac, que são de crianças de 3 a 4 anos, uma vez que as de 5 anos já são imunizadas com a Pfizer”, concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram