Acorda Cidade
Com o final do verão e a mudança para tempos mais frios começa o período das doenças respiratórias, época que se estende até o final do inverno e, mais do que nunca, requer atenção especial. E apesar do período de tensão causado pela luta contra o coronavírus e a espera que a vacina chegue a toda população, alguns cuidados não podem ser ignorados, entre eles, outra vacina: a de prevenção contra gripe.
"A vacinação contra gripe é importante por ser uma forma de prevenção contra esse agravo, inclusive suas distintas cepas: o H1N1 e H3N2" e a tipo B, explica Fabiana Porto, responsável técnica do Ihef Vacinas. Ela ainda explica que cumprir com a vacinação ajuda inclusive no diagnóstico de covid-19, já que ao apresentar alguns sintomas, que podem ser similares entre as doenças, afasta-se o diagnóstico da influenza, buscando, dessa forma, o tratamento correto.
A vacina pode ser tomada a partir dos 06 meses, e entre essa faixa etária e os nove anos, a recomendação é que se tome duas doses com uma pausa de trinta dias. A partir dos nove anos, a dose passa a ser única.
Apesar de alguns sintomas parecidos, a vacina contra covid-19 não substitui a vacina contra gripe. Entretanto, após tomada a vacina contra o coronavírus, deve-se esperar um período de 14 dias (entre as doses, ou dose única, se for o caso). O mesmo acontece caso seja tomada, primeiro, a vacina contra a gripe.
"Nesse período tão difícil que estamos vivendo, sabemos que há certo medo de vacinar-se contra qualquer coisa além da covid", relata Fabiana. "Mas é exatamente nesse momento que toda forma de proteção se torna ainda mais importante. Procure sua unidade de vacinação de confiança, siga os protocolos de uso de máscara, álcool gel, e não deixe de se vacinar!" completa a especialista.