Acorda Cidade
Com o balanço de 30 pessoas atendidas, a UTI Emergencial Covid-19 do Hospital Dom Pedro de Alcântara completou na terça-feira (15), um mês de funcionamento. Neste período, a média de ocupação diária dos oito leitos variou entre 90 e 100%. Hoje, seis pacientes estão internados.
No geral, o perfil dos internados na UTI é o seguinte: “são pacientes jovens, na faixa etária dos 50 anos, com comorbidades, entre as quais, a obesidade e a hipertensão arterial estão entre as mais comuns”, descreve o cardiologista Edval Gomes, coordenador médico da Santa Casa.
O novo equipamento foi denominado UTI Dr. Benício Cunha Cavalcante, em reconhecimento e homenagem ao respeitado médico que por mais de 40 anos se dedicou ao ofício de salvar vidas e à Santa Casa de Feira de Santana, atendendo a pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde, SUS.
Fruto do apoio de diversas instituições e do trabalho intenso da gestão da Santa Casa no enfrentamento à pandemia, a nova UTI é mantida através de convênio de cooperação técnica entre a Santa Casa e a Prefeitura de Feira de Santana.