Outubro Rosa

UPA estadual em Feira de Santana promove ação de conscientização para o câncer de mama

O câncer de mama em homens, embora menos comum, também foi pauta durante o evento realizado na área de convivência da unidade.

evento UPA estadual outubro rosa
Foto: Divulgação

Nesta semana, a UPA Estadual de Feira de Santana, gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), promoveu ações alusivas à campanha Outubro Rosa. As atividades, realizadas na área de convivência da unidade, oferecendo um espaço de conscientização e autocuidado para colaboradores e colaboradoras.

O evento contou com palestras informativas, stands de beleza e massagens relaxantes, com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

evento UPA estadual outubro rosa
Foto: Divulgação

Iranildo Ribeiro, enfermeiro da UPA, destacou a relevância do autocuidado, tanto para mulheres quanto para homens, abordando também a prevenção do câncer de mama no público masculino.

“Percebeu alguma alteração na mama? É necessário buscar a unidade de saúde para avaliar. Pode não ser nada, mas pode ser algo importante que a gente tenta detectar praticamente. Não é porque eu sou homem que vou criar o mito de que não adoeço. Eu posso ter um câncer de mama, e é fundamental ficar atento ao cuidado e ao tratamento”, enfatizou Iranildo.

O câncer de mama em homens, embora menos comum, também foi pauta durante o evento. Iranildo comentou sobre a dificuldade que muitos homens têm em se cuidar: “Os homens, muitas vezes, deixam de lado o autocuidado.

Eles acreditam que não vão adoecer, mas 1% a 3% dos casos de câncer de mama são diagnosticados em homens. Quando procuram tratamento, já está em estágio avançado. Por isso, é importante estarmos atentos aos sinais desde o início”.

O evento também ofereceu um momento de lazer e descontração, com a participação de consultoras da Mary Kay, que promoveram cuidados de beleza, e atividades como dinâmicas de grupo. Livia Moura, farmacêutica da UPA, ressaltou a importância desse tipo de ação para o bem-estar dos colaboradores. “É um momento de troca entre os palestrantes e os colaboradores, de aprendizado e de descontração. Além disso, é uma oportunidade de os colaboradores se sentirem valorizados e conectados à empresa”, afirmou Livia.

Livia também mencionou o impacto positivo dessas campanhas em meses como o Outubro Rosa, reforçando a necessidade de promover ações de conscientização contínua: “Esses eventos chamam a atenção para a importância dos cuidados com a saúde. O Outubro Rosa é um mês de destaque, mas o foco na prevenção deve ser constante”.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários