Feira de Santana

UPA do bairro Queimadinha suspende atendimento; InSaúde nega

Muitos pacientes ficaram aguardando no local por até duas horas.

Upa da Queimadinha
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Queimadinha em Feira de Santana, foi suspenso nas primeira horas da manhã desta quarta-feira (19).

O Acorda Cidade tentou buscar informações com a empresa Insaúde, responsável pela administração da unidade, mas a direção não quis gravar entrevista.

Alguns profissionais tanto da área da Saúde, quanto da parte administrativa, informaram que estão sem receber os salários do mês de setembro, e por este motivo, decidiram suspender todos os atendimentos.

Upa da Queimadinha
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O aposentado Cláudio Pereira, informou à reportagem que chegou na Unidade por volta de 10h20, mas já passava das 12h, e só tinha feito a triagem.

“Eu passei pela triagem, a menina disse que poderia demorar um pouco, mas não sabia a hora, se seria por volta de 1h, 2h, porque tem muita gente lá dentro. Já passou das 12h, eu cheguei aqui 10h20, e ainda sigo no aguardo”, relatou.

Upa da Queimadinha
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, emitiu a seguinte nota:

Superlotação na UPA da Queimadinha é consequência de demora na regulação estadual

A superlotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Queimadinha é uma consequência da morosidade por parte da Regulação Estadual. A UPA dispõe de 16 leitos e conta com 26 pacientes que aguardam a transferência para algum hospital.

Para garantir a assistência de saúde aos usuários do SUS, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que em casos com menor complexidade, os pacientes podem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs).

Somente em casos de urgência e emergência a população procure as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas.

“Casos de menor complexidade impactam diretamente no tempo de espera. Orientamos a população destacando a necessidade de priorizar pacientes mais graves para atendimento”, afirma Vera Lúcia Galindo, coordenadora das UPAs e Policlínicas.

O InSaúde divulgou uma nota negando a paralisação suspensão:

O Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde – InSaúde responsável pela gestão da UPA da Queimadinha, localizada na cidade de Feira de Santana-BA, informa que não há qualquer paralisação e todos os serviços oferecidos pela UPA estão funcionando normamente bem como todos os colaboradores estão cumprindo suas escalas e cargas horárias.

Informamos que devido a superlotação da Unidade, que encontra-se atualmente com 26 pacientes internados, sendo certo que há na unidade 16 leitos, pode ter ensejado o aumento do tempo de espera para atendimento dos pacientes classificados como verdes e azuis (menor gravidade) e que estes são orientados no momento da triagem.

Referente ao específico caso do Aposentado Sr. Cláudio Pereira, citado em matéria veiculada na imprensa local, esclarecemos que o mesmo foi classificado como Azul que protocolo de atendimento instituído na Unidade – Humaniza SUS estabelece como tempo máximo de espera até 4 horas. O atendimento do Sr. Cláudio foi iniciado as 11:34h passando pela triagem e atendido pelo médico as 13:22h, tendo seu atendimento concluído dentro do tempo estabelecido pelo protocolo. Em relação ao atraso no pagamento dos salários, informamos que estamos aguardando o repasse da Secretaria Municipal de Saúde para que os mesmos sejam regularizados.

Permanecemos à disposição para maiores esclarecimentos. Cordialmente,

Assessoria de Comunicação – InSaúde
Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
9 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Crispiniano de Santana Silva

É inadmissível esta situação na qual os profissionais da área de saúde estão passando por falta de responsabilidade de quem tem o dever de remunera estes profissionais que cuida da saúde da população da nossa cidade o secretário de saúde tem que resolver está situação o mais rápido possível pois é um serviço essencial para população

Homem de Preto

Eu concordo, que eles paralizem pois já passei por isso. Trabalhamos e todos querem receber seu salário dignamente em dias a final todos nós temos famílias e precisamos comer, beber e pagar as contas.
SERA que quem está deixando esses profissionais passar por isso tem conta atrasada?
Será que tem oque comer todos dos dias?

Advogado Felipe Cerqueira

Tudo esse Prefeito de meia tigela joga a culpa no estádo essa incompetente, cadê o hospital MUNICIPAL ? Que feira não tem? Até hoje não tem nem se quer um projeto de um municipal descente nessa cidade e ainda esse inútil só sabe acusar o governo , bom ou ruim pelo menos o estado fez e esse lerdo aí que nem pra fazer uma policlínica descente não faz? A do tomba é uma vergonha nunca tem nada , a do feira dez não fica muito atrás , e esses vereadores e deputados só fazem assistir ganhando seus bons salários e o povo que se vire quando a dor aperta vai no h.t.o ou emec e o povo que morra nas filas , o ministério público é outro inútil tbm, fui segunda na upa da queimadinha pra ter atendimento e tava super lotada como sempre . Manda esse inútil fazer se quer um hospital na cidade para poder falar do governo do estado teu telhado é de vidro COLBERT não joga pedra no do vizinho não porque bom ou ruim o VIZINHOS já fez a parte dele , além do Clériston 2 tem o hospital da criança fora os outros mais antigos tu não fez nem uma upa se quer só policlínica que mau funciona

Reinaldo

O dinheiro chega tá indo pra onde?

Rosângela

Eles estão é certooooo!!!

Rafaela

Muito bem…

Roberto

Se Marcelo Guimarães filho gastou o dinheiro todo na política, perdeu e agr tá dizendo que não tem dinheiro pra pagar!

LOURDES SILVA

MEU DEUSSSSSSSSSS

Vitor

Meu Deeeeeus!!