Gabriel Gonçalves
Na manhã desta segunda-feira (15), muitos idosos ficaram aguardando serem atendidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Caseb I, localizada no bairro Caseb, para receber a vacina contra o coronavírus (covid-19). Segundo alguns familiares, um novo cadastro precisou ser feito no sistema. Esta não é a primeira vez que a Unidade registra aglomeração. No dia 11 de fevereiro, muitos idosos precisaram aguardar por muito tempo até serem imunizados.
Em entrevista ao Acorda Cidade, Eliane de Souza informou que levou a tia de 79 anos de idade, mas ao chegar na unidade, precisou ficar aguardando dentro de um veículo por aplicativo, até o momento da vacinação.
"Eu trouxe minha tia de 79 anos, porque antes eu já tinha vindo aqui e a recepcionista pegou os documentos da minha tia e disse, traga ela se você quiser que ela seja vacinada ainda hoje, porque se for agendar, vai demorar mais ainda. Então fui em casa, busquei minha tia, ela está aqui no carro de aplicativo, já tem mais de vinte minutos e a mulher falou que o nome dela não consta no sistema. Eu já estou aqui, irei aguardar, já chamei umas três vezes e disse que vai atender quem está no sistema primeiro e não vou deixar minha tia lá dentro, porque tem muita gente de forma aglomerada, uma total bagunça, vendo a hora desse povo se contaminar e ir a óbito", destacou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Marcos Augusto, que foi acompanhando a mãe de 83 anos, explicou que precisou pegar outra fila, mesmo estando com a vacina agendada para hoje.
"Eu vim trazer minha mãe de 83 anos para tomar a segunda dose, sendo que já estava agendado desde quinta-feira. Quando chego aqui, preciso pegar outra fila para agendar novamente e não me explicaram esse motivo de ter que agendar mais uma vez, não sei se foi problema no sistema, ninguém dá satisfação nenhuma, cheguei aqui por volta de 10h, já tem muita gente de forma aglomerada lá dentro, um posto pequeno como esse e os idosos correndo risco de vida. Minha mãe está ali dentro do carro esperando a vez dela, pois estão chamando por ordem de chegada, fora estes idosos que estão sentados um do lado do outro", disse ao Acorda Cidade.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
A técnica de enfermagem Antônia Teixeira explicou que os pais voltaram para casa, até que chegasse a vez de tomarem a vacina, pois não havia condições de aguardar dentro de um carro no sol quente.
"Eu vim trazer meus pais e, assim como aconteceu na primeira dose, foi agendado. Na última sexta-feira, eles me ligaram para confirmar, cheguei aqui no horário estabelecido e já encontro vários idosos tumultuados um do lado do outro. Disseram que tinha apenas dez doses e só vacinaram três pessoas, mas ainda tem muitos idosos aqui do lado de fora dentro dos carros, existem idosos que precisam ir ao banheiro a todo instante, esse sol não é adequado para que um idoso fique dentro de um carro aguardando ser chamado. Assim que cheguei, pegaram a documentação dele, solicitaram o endereço, cartão do sus, mas se já estava agendado? Será que perderam esses dados no sistema? Alguns profissionais aqui, vejo que estão perdidos e se a campanha visa ter o distanciamento social, aqui não tem, uma área muito pequena", frisou a técnica de enfermagem.
Ainda segundo Antônia, a informação dada foi que o posto recebeu cerca de 90 doses da vacina, mas frisou que ainda falta logística na unidade e precisa de uma gestão para administrar todos estes constrangimentos causados à população.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
"Eu não iria deixar meus pais aqui dessa forma, então eles retornaram para casa, assim como um amigo nosso que tem catarata e estava aqui também. Disse que chegaram 90 doses, mas ainda sim falta logística. Deveriam entregar senhas numéricas para estas pessoas, porque muitas vezes o idoso não ouve o próprio nome, é preciso ter uma gestão aqui nesse posto do Caseb e algumas pessoas que moram próximas aqui da unidade informaram que isso está acontecendo com frequência, sempre tumultuando", afirmou.
O advogado Ronaldo Mendes também estava aguardando com um familiar para ser vacinado. Segundo ele, ao chegar na unidade, foi informado que apenas 10 doses estavam disponíveis para o atendimento nesta segunda-feira (15), mas após a equipe entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, o problema foi resolvido.
"Nós trouxemos um tio aqui nesta unidade e desde cedo que estamos aguardando ser atendidos com a chegada das vacinas. As funcionárias informaram que pediram 60 doses e só mandaram 10 e com isso gerou uma pequena confusão, porque muitos idosos estavam agendados. Nós ligamos para a Secretaria de Saúde, conversamos com a enfermeira Ana Cristina na sessão de enfermagem e ela nos informou que, de fato, houve um atraso na chegada das vacinas, mas que já estavam sendo encaminhadas novas doses. Realmente chegaram cerca de 80, há uns 10 minutos e esperamos que isso normalize", explicou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Ainda de acordo com o advogado, é necessário que a Unidade Básica de Saúde possa melhorar na logística, principalmente em dias de vacinação.
"Sugerimos aqui ao posto que possam melhorar na logística, porque percebemos que as pessoas estão vindo com ansiedade, isso é normal, porque todos estão assustados, ninguém quer morrer, mas infelizmente não tem estrutura para atender estas pessoas. Geram duas filas, quando chega para ir ao balcão, outra fila para ser chamado nominalmente, então não tem essa necessidade do idoso ser chamado praticamente três vezes. Falta organização interna, precisa ser melhorado, mas é válido registrar que não estou falando dos funcionários, existe sim um atendimento educado, mas a logística da vacina está pecando", concluiu.
Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade