Acorda Cidade
Apenas uma picadinha rápida e quase indolor é capaz de diagnosticar as hepatites virais B e C. O teste rápido analisa uma pequena amostra de sangue e em menos de 20 minutos apresenta o diagnóstico. No mês de combate a hepatites virais, Julho Amarelo, a prefeitura de Feira por meio da Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar a realização do exame e vacinação nas unidades de saúde.
A programação conta com abertura nesta segunda-feira (5), às 9h30, na sede do Programa Municipal de Hepatites Virais – localizado no Centro de Saúde Dr. Leone Coelho Lêda, na rua Professor Germiniano Costa, S/N, Centro. Serão realizados testes rápidos e vacinação contra hepatite B por demanda espontânea.
No dia 8, pela manhã, será atendida a população em situação de rua. Palestras educativas também marcam a programação do mês.
Os pacientes cadastrados são acompanhados no programa municipal por uma equipe multidisciplinar formada por médico clínico, hepatologista, infectologista, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, assistente social, farmacêutico, técnico de enfermagem e administrativo. Atualmente são 2.251 pacientes diagnosticados acompanhados.
Hepatite
A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Diagnosticar a hepatite precocemente é a melhor forma de obter maiores chances de eficácia com o tratamento.
As informações são da Secom de Feira de Santana.