Em alusão à Campanha Dezembro Vermelho, mês dedicado à prevenção e diagnóstico precoce do HIV/Aids, a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensificou a testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no Shopping Popular Cidade das Compras, na manhã desta segunda-feira (09). Durante a ação, também foram realizados testes rápidos para sífilis e hepatites B e C.
A vendedora Silvana Cavalcante, uma das participantes da ação, destacou o impacto positivo dessas iniciativas. “Sempre que tem ação de saúde com testagem, eu faço questão de participar. É uma oportunidade de cuidar da saúde de forma rápida e acessível”.
Na primeira semana da campanha, o Centro de Saúde Especializada (CSE) realizou 80 atendimentos, identificando quatro casos positivos de HIV e nove de sífilis. Apenas em 2024, até novembro, o município registrou 316 novos diagnósticos de HIV/Aids.
A enfermeira Joice Azevedo, supervisora do CSE, ressaltou o impacto dessas iniciativas com foco no rastreamento contínuo para facilitar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento adequado.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
“Os testes rápidos permitem identificar precocemente as infecções, possibilitando o início imediato do tratamento. Isso faz toda a diferença na qualidade de vida dos pacientes, seja para tratar a sífilis, que tem cura, ou para acompanhar o HIV, onde o diagnóstico precoce garante uma vida mais saudável e controlada”, reforçou.
A Campanha Dezembro Vermelho segue com ações de conscientização e testagem em diferentes pontos da cidade. A SMS lembra que qualquer pessoa pode realizar os exames, seja no CSE, de segunda a sexta-feira, ou nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O atendimento é livre, sem necessidade de agendamento.
As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram