Foi realizada nesta sexta-feira (18), a aplicação de todas as doses da vacina contra a Covid-19 em pessoas a partir de 18 anos no estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana. A ação também aconteceu no Shopping Popular Cidade das Compras.
Conforme explicou Carlita Correia, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, a testagem nunca parou, pelo contrário, foi ampliada.
“Há mais de quatro meses essa testagem foi ampliada para todas as unidades de saúde, inclusive UPAs e Policlínicas. E nesse momento, abrimos um ponto estratégico de testagem bem no centro, pois queremos estimular a população a fazer a testagem. E também a tomada de outras decisões como o uso de máscaras, por precaução, por isso dependemos dessa análise da população, porque a partir disso disparamos as ações de Vigilância Epidemiológica,” relatou.
Em reportagem ao Acorda Cidade, Carlita contou que a testagem foi ampliada também por conta do aumento de casos em vários estados do país.
“A gente tem observado que em outros estados os casos de Covid têm aumentando. E a gente ampliou essas ações de testagem para a gente identificar o comportamento em Feira de Santana, uma vez que as pessoas viajam para esses estados onde já estão com surtos novamente. Tem estados que estão com surtos, outros estão com aumento de casos, então identificamos que há três dias nosso boletim está em ascenção, não se manteve estável e nem diminuiu, a gente tá em fase crescente em número de casos de Covid então a gente precisou ampliar essa testagem para que a população também compareça, com ou sem sintomas, uma vez que a Covid também se apresenta de forma assintomática,” disse.
A coordenadora observou a necessidade de ações de monitoramento.
“A gente não tem como dá a quantidade total de casos de Covid no município, porque agora as pessoas já têm a facilidade do autoteste nas farmácias, liberado pela Anvisa e muitas pessoas não comunicam para gente que estava ou está com Covid. A gente precisa então trazer esse povo para perto, fazer essa testagem pelo SUS, até porque a gente precisa monitorar essas pessoas no isolamento, perceber o comportamento, saber se elas vão precisar de um outro tipo de auxílio, principalmente os pacientes sintomáticos,” explicou.
Ao Acorda Cidade, a coordenadora disse que está mais tranquila com os pacientes sintomáticos vacinados, porque não estão apresentando complicações.
“A gente fica um pouco tranquilo com os sintomáticos vacinados, porque a gente não tem visto internamentos ou complicações, até o momento, estamos disparando as ações de vigilância, por conta desses aumentos de casos que têm surgido em todo o país,” contou.
Carlita ressaltou que os testes também estão sendo encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador.
“A gente não está fazendo somente teste rápido, mas também a gente consegue fazer o RT-PCR que é importante, é aquele exame que a gente leva para o Lacen, em Salvador, através do estado. E a gente consegue também dá essa oportunidade para o laboratório observar através da linhagem se a gente tem um outro tipo de variante circulando, ou se trata da Ômicron, a última cepa que estava no município,” pontuou.
No início da manhã até o começo da tarde mais de 100 testes foram feitos.
“A gente tem mais de 80 teste negativos, e 16 testes positivos para a Covid-19, e essas pessoas receberam toda orientação sobre isolamento e as informações adequadas para procurar a Unidade de Saúde, se sentirem algum sintoma, para que não se automediquem em casa, mas para que tenha essa assistência medicamentosa , caso necessitem,” orientou.
Carlita apontou a importância da realização da testagem, principalmente àquelas pessoas que tiveram contato com quem testou positivo para Covid.
“As pessoas que testaram positivo precisam comunicar ao patrão, colegas de trabalho e as pessoas que tiveram convivência nesses últimos dias, e principalmente, comunicar aos familiares para que a gente possa tá cuidando de todas essas pessoas.
O prefeito Colbert Martins, estava presente na ação de testagem e disse ao Acorda Cidade que a gravidade da doença está aumentando.
“Nós observamos que a doença está aumentando e a gravidade da doença também. O Hospital Espanhol em Salvador está com mais de 50% de ocupação nos leitos de UTI. Portanto, quando aumenta a gravidade e o número de casos, precisamos ficar atentos porque a doença voltou. Aqui hoje, estamos fazendo o PCR que será encaminhando ao Lacen e esses exames serão analisados para sabermos se existe uma nova variante aqui em Feira,” comentou.
Conforme o prefeito Colbert destacou, é importante que as pessoas sejam testadas e que a vacinação seja intensificada.
“Mais de 200 mil pessoas em Feira, até agora, não completaram o esquema vacinal. Os números preocupam. E com as festas que vão acontecer, inclusive em Feira, a tendência será uma disseminação maior da doença. Portanto, o uso de máscara é importante e de repente volte a necessidade do uso de máscaras em locais fechados e transportes públicos. Essa decisão precisa ser tomada em conjunto ao governo do estado, porque não adianta eu determinar em Feira o uso da máscara e a pessoa viajar para a Salvador e lá não estiver tendo a obrigação, então devemos fazer uma decisão conjunta,” abordou.
Colbert Martins destacou que a Covid retornou com uma nova variante.
“Essa variante que está sendo testada agora é outra. A vacina terá efeito, mas não 100%, no entanto ajuda na proteção. E para as pessoas imunossuprimidas e que possuem alguma doença, para essas, eu recomendo que usem máscara,” frisou.
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram