Covid-19

Terminam as doses das vacinas na UniFTC e secretaria distribui senhas para próxima rodada de aplicações

Já por volta das 16h, não havia mais doses de vacinas da Oxford também para serem aplicadas, enquanto centenas de pessoas ainda aguardavam na fila de vacinação, algumas por mais de quatro horas.

Laiane Cruz

Todas as doses das vacinas contra a Covid-19 que estavam sendo aplicadas no posto de vacinação da UniFTC, situada na Avenida Artêmia Pires, em Feira de Santana, terminaram por volta das 16h desta segunda-feira (24).

No início da tarde, já haviam terminado todas as doses da vacina Pfizer, e a vacinação continuou acontecendo com a Oxford/ Astrazeneca, com a chegada de mais doses dessa vacina por volta das 14h50 ao local.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Já por volta das 16h, não havia mais doses de vacinas da Oxford também para serem aplicadas, enquanto centenas de pessoas ainda aguardavam na fila de vacinação, algumas por mais de quatro horas.

Por conta disso, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Brito, ordenou a distribuição de senhas, a fim de priorizar o excedente na próxima rodada de aplicações.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Nós estamos distribuindo senhas para quando chegarem novas doses, darmos prioridade a eles na vacinação. Sei que as pessoas se revoltam, ficam chateadas e têm toda a razão, mas sem vacina não vamos fazer milagre”, afirmou o secretário.

Puderam receber a primeira dose, nesta segunda-feira, trabalhadores da Educação, Limpeza Pública e Transporte Rodoviário a partir de 30 anos, pessoas acima de 18 anos com comorbidades e nascidos em 1964 – 57 anos – sem comorbidades. Diante do anúncio da prefeitura, milhares de pessoas se aglomeraram na fila desde a madrugada, na esperança de conseguir tomar a primeira dose.

Foram muitas as reclamações com relação à estrutura utilizada para a vacinação de hoje, mas o secretário Marcelo Brito avaliou, em entrevista ao Acorda Cidade, que só será possível mudar o esquema de vacinação da UniFTC, caso cheguem mais doses das vacinas clássicas (Coronavac e Oxford).

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Para que a secretaria possa entregar fichas na portaria da UniFTC, a fim de se evitar a aglomeração, é preciso ter uma quantidade de vacinas clássicas. É muito difícil fazer essa logística porque às vezes as pessoas vêm com duas ou três pessoas acompanhando para poder fazer foto e vídeo. As vacinas acabaram, nós trouxemos tudo aquilo que era possível e vamos distribuir senhas.”

O secretário salientou que as doses para a segunda aplicação dos vacinados hoje estão reservadas. “Daqui a 90 dias vamos ter uma nova operação como essa.”

Umas das pessoas que aguardavam na fila para se vacinar, mas preferiu não se identificar por ser servidor público, revelou a sua indignação ao saber que as doses da vacina tinham terminado, justamente no momento em que chegou a vez dele se vacinar.

“Cheguei aqui 12h30, e a fila estava fazendo um L. Pegamos toda essa fila e quando chegamos lá dentro para sermos vacinados, não tinha nenhuma vacina. Acabaram as doses, mas era pra terem avisado antes. As vacinas não iam atender a demanda. Se a vacina era pouca, chamava uma quantidade de pessoas menor. Pegamos um sol quente desse, meio mundo de gente e o risco grave de contágio”, protestou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários