Feira de Santana

Terapeutas do riso estreiam no Hospital Estadual da Criança

O trabalho do grupo deixa o ambiente hospitalar mais leve e permite que a criança tire o foco da doença e do medo da internação.

 

Acorda Cidade
 
Associar o teatro, a música e as técnicas circenses com o objetivo de promover a humanização na saúde e a inclusão social, ajudando a difundir a cultura e a arte, resgatar a auto-estima e exercitar a cidadania. Além de contribuir no processo de cura de crianças e adultos hospitalizados, tirando o foco da dor e aliviando o sofrimento da internação. Esta é a missão do grupo Terapeutas do Riso, que estreiam no dia 04 de setembro no Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana. 
 
A estréia dos Terapeutas do Riso no HEC é um serviço inovador, que chega pelas mãos das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), trazendo nele a marca da humanização no atendimento. Os “doutores” Bacural, Ciranda e Charanga, médicos-palhaços, realizarão as consultas cômicas às terças-feiras e prometem muita alegria e diversão com músicas que desmistificam os procedimentos médicos, teatro e o HCinema, projeto que é um sucesso no Hospital da Criança da OSID, em Salvador e que vai promover sessões de cinema no HEC uma vez por mês
 
Coordenadora artística do grupo, a doutora Ciranda fala das expectativas em trabalhar no HEC. “Estamos muito empolgados e entusiasmados. A estrutura do hospital é perfeita para realizarmos um trabalho bem legal e com adesão total da equipe. Nós queremos levar o riso para o maior número de pessoas, tirar o foco da doença e alegrar o ambiente de um hospital que geralmente é tão hostil”
 
O riso na recuperação de pacientes 
 
São muitas as pesquisa que comprovam que o riso ajuda na recuperação de pacientes, contribuindo inclusive para a redução no número de dias de internamento. Ao sorrir, o ritmo cardíaco acelera, os pulmões absorvem mais oxigênio e os vasos sanguíneos dilatam-se reduzindo a pressão arterial. 
 
No HEC, um grupo de estudantes de medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana desenvolve a “Palhaçoterapia”, que consiste em promover atividades lúdicas para os pacientes, ajudando na diminuição da dor. O grupo é coordenado pela médica anestesiologista Charlize Kessin que afirma a importância da chegada dos Terapeutas do Riso. “É um ganho para as crianças e para o HEC como todo. Muitas crianças que chegam ao HEC com dor no nível 5, tem essa dor diminuída com a ação da “palhaçoterapia”. Tenho certeza que a vinda do grupo Terapeutas do Riso vai somar muito ao trabalho que desenvolvemos aqui”, disse Charlize. 
 
Terapeutas do Riso 
 
Com uma experiência de 14 anos os Terapeutas do Riso é um grupo de atores profissionais, com experiência no teatro, na música e conhecedores da técnica do palhaço e circo, truques de mágica e malabares. Utilizam-se destas técnicas para realizar consultas de alegria nos seus pacientes. Usando os personagens de médicos palhaços e parodiando os procedimentos médicos e exames laboratoriais.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários