Saúde

Tabagismo pode causar problemas de disfunção erétil, alerta médico urologista

Além da disfunção erétil, o uso do tabaco também pode causar a deficiência da testosterona, um hormônio importante para a atividade sexual.

cigarro na mão de homem
Foto: Freepik

Muito se fala sobre os danos à saúde causados pelo tabagismo, mas muitas pessoas desconhecem, que o cigarro pode afetar a saúde sexual masculina, causando problemas como a disfunção erétil.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

O médico Eduardo Cerqueira, que é urologista e cirurgião, informou ao Acorda Cidade que com o tabagismo, o paciente inala, além da fumaça, diversas substâncias decorrentes da queima do tabaco, que podem prejudicar os vasos sanguíneos do paciente, causando lesões vasculares, principalmente por processo inflamatório, e por isso o paciente que fuma tem o risco maior de ter disfunção erétil, por lesão dos vasos do pênis.

De acordo com o médico, as lesões provocadas pelo tabaco são progressivas, então, quanto mais tempo o paciente se expõe a esse tipo de substância mais ele vai ter danos no seu organismo. Quando o paciente para de fumar, ele vai ter uma regressão dessas lesões com uma melhora também progressiva, então do mesmo jeito que demora 10 anos para ter uma lesão mais séria, ele também vai demorar bastante tempo para se recuperar.

médico Eduardo Cerqueira urologista e cirurgião
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Essa recuperação ocorre em geral numa boa parte dos pacientes, só que dificilmente ele volta ao estado de quem nunca fumou. Então ele vai ter as lesões reversíveis que o organismo vai trabalhar na recuperação daqueles vasos com a recuperação do processo inflamatório, renovação de células. Isso vai melhorar para o paciente, mas também tem lesões irreversíveis que vão permanecer para o resto da vida”, explicou Eduardo Cerqueira.

Com relação a disfunção erétil, o médico explicou que vai precisar de um tempo maior de tabagismo para afetar a saúde sexual. Outro fator que ele observou ser importante, é a carga de tabagismo de cada paciente.

“Quantos cigarros a pessoa fuma por dia? O impacto vai ser diferente de uma pessoa que fuma dois maços para uma pessoa que fuma 10 maços por dia, por exemplo. Então a progressão vai ser diferente. Em geral, os pacientes começam a ter sintomas relacionados a disfunção erétil depois de 5 a 10 anos do uso de cigarro”, afirmou.

O urologista também explicou a diferença entre disfunção erétil, que está relacionado a uma dificuldade de ter ou manter a ereção durante o ato sexual, e disfunção sexual, que é o conjunto de disfunções durante a atividade sexual, que envolve também a ejaculação precoce, quadros de ansiedade, entre outros.

Além da disfunção erétil, o uso do tabaco também pode causar a deficiência da testosterona, que, conforme o médico, é um hormônio importante para a atividade sexual, e está relacionado ao desejo e também, no caso do homem, a ereção, mas que também pode causar problemas de saúde além da questão sexual.

“A testosterona também está relacionada a massa óssea, disposição para atividades. A queda da testosterona tem um efeito muito grande para o paciente, agindo em várias áreas, não só na parte sexual. A pessoa sente diminuição da libido, perda do interesse sexual, perda de massa muscular e perda de massa óssea”, explicou.

O especialista ainda alertou para os malefícios dos cigarros eletrônicos, que também estão relacionados a um agravo na saúde do paciente.

“A quantidade de fumaça inalada durante o uso do cigarro eletrônico é muito grande e ele tem um poder de causar dependência elevado, então a pessoa se torna dependente rápido. Ele também tem um grande apelo, por que é muito utilizado em festas, badaladas, é a droga do momento e ele tem várias substâncias que também vão provocar danos à saúde”, destacou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários