Saúde

Sozinho ou em grupo: praticantes da corrida destacam benefícios do esporte para a saúde física e mental

Em Feira de Santana, a corrida se tornou um esporte cada vez mais requisitado, com o crescimento também de empresas especializadas.

corrida
Foto: Arquivo Pessoal

Neste domingo (9), é comemorado o Dia do Atletismo, e a corrida é uma de suas modalidades. Correr envolve condicionamento físico e uma boa técnica para evitar lesões. O esporte, que antes era visto com mais frequência sendo praticado por competidores, de alguns anos para cá tem ganhado grande popularidade e angariado um número cada vez maior de adeptos.

Correr sozinho ou em grupo, sem dúvida, traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Além de um momento de lazer, os praticantes da corrida buscam, acima de tudo, superar limites pessoais e manterem-se saudáveis.

Em Feira de Santana, a corrida se tornou um esporte cada vez mais requisitado, com o crescimento também de empresas especializadas nesse tipo de atividade, as quais oferecem assessoria e acompanhamento aos seus integrantes.

O corredor amador Luis Gustavo, desde 2006 pratica a corrida. Em entrevista ao Acorda Cidade, ele revelou que passou a contar com uma assessoria especializada no assunto e pouco a pouco se apaixonou pela atividade.

“Eu comecei a praticar corrida em 2016, então já se vão 7 anos que faço essas corridas. Sempre fui amigo pessoal do dono da assessoria, e ele sempre me fazia o pedido para iniciar a corrida, que ele queria me mostrar como era. Eu fui um dia e me apaixonei.”

Luis Gustavo contou que o fato de estar acima do peso na época também colaborou para ele decidir fazer parte do grupo.

“Antigamente eu entrei somente por conta do sobrepeso e para poder controlar essa questão, mas ao longo do tempo eu fui gostando e hoje me considero um atleta. Eu cheguei a ter 95Kg e a partir disso eu sentia necessidade de fazer atividade física. A partir das solicitações de Thiago, da assessoria, eu comecei a praticar. No início eu andava 100 metros, no outro dia eu conseguia correr alguma coisa, e assim eu fui evoluindo, crescendo e hoje em sou apaixonado pelo esporte”, afirmou.

Para Luis Gustavo, a corrida significa um momento de relaxamento, em que ele consegue se desligar da rotina.

“É um momento que eu consigo me desligar das coisas do trabalho, das dificuldades, e pra mim ela funciona como um desestressante. A partir do momento que eu começo a correr, eu me desestresso e consigo manter a minha paz interior. Com isso, a gente consegue motivar os colegas. Essa é uma modalidade para qualquer pessoa, e a gente tem essa facilidade na corrida, em que cada um dita seu próprio ritmo. As pessoas mais novatas começam devagar, mas a gente consegue também acompanhá-las, diferente de outros esportes, então é uma atividade física que pode ser feita por qualquer pessoa”, destacou.

Thiago Almeida, proprietário da empresa Fôlego Assessoria, e amigo de Luis Gustavo, informou ao Acorda Cidade, que o serviço busca melhorar a performance dos corredores, de cada com os seus objetivos.

“A gente individualiza o treino de cada um, com base no seu conhecimento prévio, histórico e objetivo. Traçamos metas de treinos para que essa pessoa possa buscar a evolução. Nossas práticas de corrida funcionam às terça, quintas e sábados, pela manhã ou à noite e nos reunimos em locais variados, cada um com o seu objetivo.”

O instrutor salientou que os benefícios para a saúde são diversos, como neuromusculares, cardiorrespiratórios e cardiovasculares.

“A corrida fortalece o coração, músculos, pulmões, além dos benefícios psicológicos, como melhora na ansiedade e é forte fator que ajuda contra a depressão. É uma atividade que está crescendo, abarca a todos e não tem limitações. É de fácil acesso e prática. Só é necessário procurar um cardiologista ou ortopedista, caso tenha algum fator de risco previamente descoberto.”

A corrida em grupo gera bem estar, saúde e socialização. “Apesar de ser um esporte individual, ela pode e deve ser realizada em grupos, porque existe o fator social e motivacional. Em uma assessoria de corrida você está no meio de outras pessoas que buscam o bem estar e a saúde.”

O atleta amador Gervásio Dionísio da Silva também é adepto da prática de esportes, mas sua paixão é a corrida, que ele tem como estilo de vida, além de estar intimamente ligada à sua profissão como profissional de Educação Física.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A minha vida inteira eu fui atleta. Comecei a fazer natação aos 9 anos de idade, e ao longo do tempo, eu fui mudando. Aos 22 anos, comecei no Triathlon e ano que vem já faço 30 anos neste esporte. Ao longo do tempo, eu juntei o esporte com a profissão. O Triathlon foi o esporte que mais me identifiquei, é a composição de três esportes, e a corrida é uma delas. Eu sempre gostei de esporte individual”, contou ao portal Acorda Cidade.

Segundo Gervásio Dionísio, durante algum tempo ele foi também praticante do futebol, mas isso foi algo que não conseguiu levar adiante.

“O futebol entrou na minha vida por conta da questão de trabalho, no horário que eu tinha para treinar, de manhã cedo, e eram os horários que eu tinha de futebol, mas não deu certo, e como eu gosto de esporte individual, o Triathlon foi o que encaixou melhor. Eu passei um bom tempo como profissional na Bahia, mas hoje eu já treino mais como atleta amador.”

Para o educador, a corrida significa muito, porque além de ser o esporte com o qual eu identifica, também trabalha incentivando e acompanhando outras pessoas.

“Tenho um grupo de corrida, onde faço toda a planilha de treino para os alunos e acompanho. Desde 2006, que eu trabalho com corrida. Um dos objetivos que eu sempre coloco na profissão é estar agregando, incentivando, para que outras pessoas possam seguir o esporte como qualidade de vida, a corrida como algo benéfico, e graças a Deus estamos tendo um bom resultado. A corrida de uns 10 anos para cá passou a ser um esporte em que várias pessoas passaram a ser adeptas. É algo que muitas pessoas começaram a se identificar, começaram a aderir e vêm se desenvolvendo muito bem”, observou.

Benefícios da corrida:

  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Aumentar a disposição para a rotina diária;
  • Emagrecer porque queima gordura;
  • Aumentar o condicionamento físico;
  • Melhorar a respiração;
  • Aumentar a autoestima;
  • Controlar a pressão arterial;
  • Aumentar a massa muscular;
  • Combater a depressão;
  • Reduzir o risco de diabetes, infarto e AVC;
  • Proteger de doenças como o câncer, doenças cardiovasculares;
  • Aumentar a expectativa de vida;
  • Estimular a formação de neurônios e melhorar a memória;
  • Fortalecer os músculos e os ossos, e diminuir o risco de osteoporose;
  • Fortalecer o abdômen e aumentar os glúteos;
  • Etc.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Leia também:

Sete lugares para fazer atividades físicas ao ar livre em Feira de Santana

Cardiologista destaca os benefícios da corrida

O que o sedentarismo causa no organismo?

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários