Ilani Silva
A assistência pública de saúde para gestantes em Feira de Santana pode ganhar novos rumos. Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, revelou que uma negociação foi realizada com o objetivo de transferir o atendimento a pacientes do Hospital Municipal da Criança para a unidade estadual, recém inaugurada no Anel de Contorno.
“Com essa mudança, é possível fazer uma ampliação dos leitos de obstetrícia, se estiver ocorrendo casos de elevada demanda de gestantes, o procedimento visa atender a essas necessidades”, disse o secretário.
Recentemente, duas gestantes percorreram várias unidades de saúde do município em busca de atendimento e, por falta de vagas, não foram acolhidas.
Jorge Solla também informou que Feira de Santana é a cidade que mais recebeu investimentos do governo Estadual, com reformas no Hospital Geral Cleriston Andrade, renovação na frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a implantação de novos equipamentos no Hospital da Mulher.
“Estamos com três Unidades de Pronto Atendimento já aprovadas pelo Governo Federal em fase de implantação na cidade e foram confirmados também investimentos na atenção básica, junto aos agentes comunitárias de saúde”, contou.
Glaucoma
Em relação as pessoas que estão sem receber o colírio de glaucoma, o secretário explicou que no final do ano passado, houve uma falta no abastecimento de colírios devido a entrada da fábrica em período de férias, com isso o lote de remédios não foi suficiente para o mês de janeiro.
Mas, Jorge Solla garantiu que o problema já foi resolvido através de convênios com instituições em Salvador para o recebimento de novos lotes de remédios, onde a distribuição será normalizada. As informações são do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade.