Em Feira de Santana, até esta quarta-feira (27), foram realizados 307 testes rápidos para diagnóstico das hepatites virais durante a campanha Julho Amarelo. Deste total, quatro casos foram confirmados para Hepatite C. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.
No Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado nesta quinta-feira, 28, a Secretaria de Saúde promoveu uma ação de impacto na Policlínica do George Américo.
A oferta do exame para diagnóstico tem sido intensificada pela Prefeitura de Feira, juntamente com ações educativas e de prevenção durante o mês nas unidades de saúde. Testes rápidos para diagnóstico da hepatite B e C também são ofertados no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda (CSE).
Já as vacinas contra as hepatites A e B são disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs). No entanto, ainda não há vacina contra a hepatite C.
Aproximadamente 2 mil pacientes são acompanhados pelo Programa Municipal de Hepatites Virais, localizado no CSE. Os pacientes são cadastrados e acompanhados por uma equipe multidisciplinar formada por médico clínico, hematologista, infectologista, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, assistente social e farmacêutico.
A hepatite é uma infecção que ataca principalmente o fígado e pode provocar consequências graves, como cirrose, câncer e ocasionar a morte se não diagnosticada e tratada.
As informações são da Secom de Feira de Santana.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram