Foi realizada na tarde de quarta-feira (4), uma reunião no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, com diversos profissionais da área da enfermagem.
Um dos assuntos mais discutidos no encontro, foi o pagamento do piso nacional da enfermagem, que segundo a secretária de Saúde, Cristiane Campos, em entrevista ao Acorda Cidade, informou que alguns profissionais já começaram a receber.
“Esta reunião acontece mensalmente, é o Conselho Municipal de Saúde que se reúne para ouvir demandas, levar a informações e buscarem informações. Hoje já fazia parte da pauta, falar sobre as informações atualizadas para o complemento do piso de enfermagem, então foi a pauta maior, entre todas as outras. Como todos sabemos, este é um assunto muito novo, existem várias vertentes, informações que vem chegando diariamente do Ministério da Saúde. Recebemos uma cartilha nova, sempre vai chegando novas cartilhas e vamos adicionando informações, não desconsideramos as anteriores. Começamos a pagar ontem, algumas pessoas já receberam, outras não, ainda estão carente de informações, mas todos irão receber, é um direito que eles adquiriram”, afirmou.
Com relação aos profissionais terceirizados, a secretária informou que todos serão beneficiados, basta a empresa responsável transmitir o CPF de cada colaborador, para que a informação também seja enviada para o Ministério da Saúde.
“Para nós realizarmos este pagamento, as empresas terceirizadas enviam para a gente, as listas dos profissionais e faremos este repasse para as empresas. Elas devem passar o CPF do profissional, porque quando a gente recebe a lista do Ministério da Saúde, vem lá o CPF da pessoa”, explicou.
Questionada sobre os pagamentos dos funcionários que eram vinculados à empresa Imaps Saúde, Cristiane Campos informou que todo repasse da prefeitura já tinha sido feito antes da não renovação de contrato. Caso os funcionários continuem sem receber, a secretaria irá notificar de forma judicial.
Quem também esteve presente na reunião, foi a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (SindSaúde), Dart Clair Cerqueira.
Ao Acorda Cidade, ela informou alguns profissionais ainda não começaram a receber o novo piso.
“Nós estamos acompanhando a questão da implantação do piso salarial da enfermagem e sabemos que o município já recebeu dois repasses, mas até o momento não tinha sido feito o pagamento, no qual saiu hoje. Nós percebemos e recebemos denúncias de alguns profissionais, que inclusive mandaram contracheques para o sindicato, relatando que não receberam o valor correto que deveria e que alguns não receberam. Estamos aqui neste momento, solicitando da secretária de Saúde, uma mesa de negociação para que ela seja transparente e nos informe de que forma que está sendo implantado este piso”, relatou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram