Acorda Cidade
Entre os dias 16 e 19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai promover atividades em alusão ao Dia Mundial do Diabetes – 14 de novembro. O objetivo é alertar as pessoas na prevenção à doença, que está diretamente associada ao estilo de vida e à alimentação.
Neste período, o Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (Cadh) vai realizar ações de promoção à saúde para os pacientes, com orientações sobre os métodos de prevenção e cuidados contra a doença, oficinais de nutrição e discussões acerca dos direito da pessoa que é portadora da diabetes. Também está previsto um seminário com intuito capacitar os trabalhadores de saúde.
Enquanto isso, nas unidades de saúde a programação segue durante todo o mês. As equipes da Atenção Primária tem feito a busca ativa com a oferta de ações de educação e saúde, e caso necessário, haverá encaminhamentos para os especialistas.
Doença silenciosa
A diabetes é uma doença considerada silenciosa e é caracterizada pelo aumento da taxa glicêmica – acima de 99mg/dl já indicativo para controle do açúcar no sangue.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão.
Em Feira de Santana, os pacientes recebem o tratamento nas unidades de saúde e no CADH (Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso), localizado na rua Elpídio Nova, nº 272, bairro São João.