Feira de Santana

Secretaria de Saúde e Viep intensifica combate à dengue

A equipe da Viep engajada no Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue está desenvolvendo nestas localidades uma série de atividades educativas.

 

Acorda Cidade
 
As dez localidades de Feira de Santana que registram os maiores Índices de Infestação PredialTomba, Feira X, Parque Ipê, Campo Limpo, Cidade Nova, George Américo, Gabriela, Feira VI, Queimadinha e distrito de Humildes, estão recebendo atenção especial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep). A equipe da Viep engajada no Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue está desenvolvendo nestas localidades uma série de atividades educativas.
 
Elaborado com o intuito de conscientizar os moradores, o plano de ação prevê a realização de atividades até junho de 2013, quando se encerra a edição do Projeto, que é promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e executado pela Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), em parceria com as secretarias de saúde dos municípios contemplados.
 
Dentre as ações que estão acontecendo nas localidades, destacam-se as salas de espera realizadas nas unidades de saúde, sensibilização sobre dengue nas rádios comunitárias, panfletagem porta em porta, caminhada, teatro de fantoches com grupo de idosos e em escolas. O Projeto culmina com a realização dos faxinaços, um grande mutirão de limpeza que visa recolher das ruas quaisquer tipos de objetos e utensílios que podem se transformar em criadouros para o mosquito Aedes aegypti.
 
Nesta segunda quinzena de outubro estão previstas para o bairro Cidade Nova salas de espera nos dias 24 e 31, às 14 horas, e caminhada no dia 25, às 8h30. no bairro Queimadinha, será realizada no dia 24, às 8h30, visitas e entrega de panfletos nas Igrejas Nossa Senhora da Conceição, Universal do Reino de DEUS, Assembléia, Salão dos Reinos das Testemunhas de Jeová e Igreja de Todos os Santos. No Parque Ipê, as equipe da Viep vão realizar panfletagem domiciliar na manhã do dia 23 e palestra no dia 31.
 
A enfermeira técnica da Viep, Maricélia Maia, observa que para obter um resultado eficaz dos trabalhos a participação dos moradores das localidades é fundamental. “Nosso trabalho de formiguinha depende da colaboração de todos os moradores. Estamos buscando sensibilizá-los, discutir os riscos da doença, para assim conseguirmos provocar a mudança de comportamentos. Esperamos que as comunidades visitadas se conscientizem, permanecendo vigilantes para não oferecer condições favoráveis a proliferação do mosquito transmissor da dengue”, ressalta. As informações são da Secom.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários