Acorda Cidade
Na primeira quinzena do Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama, o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Dr. Eugênio Laurine (CMDI) realizou 958 mamografias. Destes exames, 394 laudos já foram entregues, sendo diagnosticados dois casos positivos para a doença em pacientes com idades entre 44 e 64 anos.
Ainda neste período, o CMDI realizou 233 ultrassonografias e 52 punções de mamas, enquanto que no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltês (CMPC) já foram realizadas 1.646 consultas com preventivos na primeira quinzena de outubro.
A diretora presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, chama a atenção para a importância das mulheres buscarem os serviços de saúde para a detecção precoce da doença.
“Ganhar tempo é o melhor jeito de vencer o câncer. Por isso, o diagnóstico precoce da doença é o melhor aliado para o tratamento, aumentando as chances de cura e a qualidade de vida dos pacientes”, afirma.
Desde o início do mês, a Prefeitura de Feira, por meio da Fundação Hospitalar, tem intensificado a realização de consultas e exames, sendo esses atendimentos de forma espontânea.
“Estamos nos empenhando para atender a demanda reprimida que, por causa da pandemia da Covid-19, deixou de fazer seus exames. E para facilitar o atendimento agilizamos o tempo de espera dos resultados em até 10 dias”, frisou.
A diretora presidente da Fundação Hospital destaca ainda a realização dos mutirões de saúde realizados no CMDI aos sábados. “Estamos atentos às necessidades da população e acreditamos que vamos superar a quantidade de exames realizados nos últimos dois anos”, pontua Gilberte Lucas.