Diante do aumento de casos de dengue em Feira de Santana, a Secretaria Municipal da Saúde segue alertando a população sobre os primeiros sintomas da doença e a busca imediata ao serviço de saúde para evitar agravamento.
A dengue pode variar desde uma doença com manifestação de sintomas leves até quadros graves, podendo levar a morte.
Febre alta maior que 38°C, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo são considerados sintomas iniciais da dengue.
De acordo com Carlita Correia, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, na fase febril é difícil diferenciar a doença de outras enfermidades. Por isso, é importante procurar uma unidade de saúde mais próxima para receber orientações e realizar exames.
“Sempre orientamos o paciente a não fazer automedicação. Em qualquer sintoma característico de dengue a pessoa deve repousar e ingerir bastante líquido, como água, sucos, soro caseiro ou água de coco.Toda a rede municipal está preparada para prestar assistência a população”, destacou.
O exame para diagnóstico de arboviroses também está disponível no Ambulatório Municipal de Infectologia, localizado na Rua Professor Fernando São Paulo, nº 911, bairro São João. Para ter acesso, o paciente deve apresentar guia de solicitação, documento de identidade e cartão SUS.
As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram