A campanha Novembro Azul, que começou como uma brincadeira entre amigos na Austrália, hoje é um movimento global que visa alertar os homens sobre a necessidade de buscar cuidados médicos preventivos. No Brasil, o mês de novembro se veste de azul uma forma de alertar sobre a importância de cuidar da saúde masculina, e essa conscientização vai muito além da prevenção do câncer de próstata.
Segundo o médico Rodrigo Serapião, urologista credenciado a rede União Médica “O homem tem uma expectativa de vida menor que as mulheres, em parte devido a problemas evitáveis, como acidentes automobilísticos e doenças associadas a comportamentos de risco.”
Rodrigo Serapião ressalta: “O homem geralmente procura ajuda médica tardiamente, o que compromete a eficácia dos tratamentos. Novembro não é apenas para a próstata, mas para lembrar os homens de cuidar da saúde durante todo o ano. Isso inclui visitar regularmente seu urologista, cardiologista, médicos especializados em trato gastrointestinal, dentre outros. “O médico do homem, o urologista, tem a função não apenas de tratar dos problemas como pesquisar também doenças sistêmicas como diabetes, pesquisar certos tipos de tumores como câncer de pênis, pesquisar hipertensão arterial, pesquisar aumento de gorduras sanguíneas como o colesterol, então é dessa forma que se engaja na campanha do Novembro Azul. Quem procura acha e quem acha trata”, informou.
Quanto aos sinais de alerta de problemas urológicos, o médico destaca que a próstata é notoriamente silenciosa em seus estágios iniciais, tornando a detecção precoce vital. Alguns sintomas, como aumento da frequência urinária, diminuição da força do jato urinário, incontinência urinária e desejo urgente de urinar, podem ser indicativos de problemas no trato urinário. Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 80 mil novos casos de câncer de próstata são esperados no Brasil este ano, com um diagnóstico precoce sendo fundamental para um tratamento eficaz. 40% das mortes por câncer de próstata podem ser evitadas, para isso o diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais.
“O Novembro Azul vai muito além de usar a cor azul como símbolo. É um chamado à ação para os homens, incentivando-os a cuidar de sua saúde, visitando médicos regularmente, monitorando sintomas e, acima de tudo, investindo na prevenção. A saúde masculina é um compromisso que deve ser levado a sério, durante o mês de novembro e ao longo de todo o ano”, conclui o urologista.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram