Desde que assumiu o governo, Jaques Wagner nunca cumpriu uma agenda tão extensa em Feira de Santana como acontecerá nesta quinta-feira (24). Ele inaugura o novo centro cirúrgico do Hospital Geral Clériston Andrade, a central regional de regulação dos serviços de saúde o Museu de Ciência e Tecnologia do Observatório Antares. Ainda na pauta a ser cumprida na cidade visita a obras, entrega de ambulâncias e anúncio de linhas de crédito para o setor de saúde.
Em entrevista ao programa Acorda Cidade, na manhã de hoje, o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, destacou a reforma do Hospital Geral Clériston Adrade, o maior hospital público do interior do Estado, em especial o novo centro cirúrgico. “É um investimento que nunca foi feito em 25 anos”, destacou o secretário. A proposta, segundo ele, é “transformar Feira de Santana em pólo de oferta de serviço de saúde”. A reforma ainda terá uma terceira etapa.
Na avaliação de Jorge Solla, a Central de Regulação, que funcionará na sede do Samu, é fundamental para a agilidade das ações de saúde, pois vai articular as necessidades e cobrir a demanda da macro região. Atualmente o município regula apenas os procedimentos em nível ambulatorial eletivo. Serviço semelhante será implantado em outros municípios estrategicamente localizados no interior do Bahia.
Hospital da Criança será centro de formação
O Hospital da Criança que está sendo construído em Feira de Santana não será apenas mais uma unidade de saúde. Segundo o secretário Jorge Solla, a proposta do governo é tornar o hospital referência de alta complexidade em atenção à criança e, ao mesmo tempo, um espaço de formação de profissionais. As obras estão aceleradas e deverão ser concluídas em 2010, junto com a terceira etapa de reforma do HGCA.
O desafio para o funcionamento do Hospital da Criança é a equipe, já que existe carência de profissionais de Pediatria. “Por isso o projeto está sendo pensado como centro formador”, explicou o secretário. Para garantir a assistência imediata e a formação de profissionais serão firmadas parcerias com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e faculdades particulares. Solla acena também com a possibilidade de convênios com hospitais de Salvador, como o Martagão Gesteira, e a Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Linhas de crédito para a saúde privada
O secretário Jorge Solla informou que o governador Jaques Wagner já aprovou linhas de crédito para a iniciativa privada na área de Saúde. Os financiamentos serão feitos através do Desembahia e da Caixa Econômica Federal, parcelados em até 12 anos, com três anos de carência. “É uma área que gera renda e emprego e é importante para assistência à saúde”, disse, lembrando que os juros são subsidiados.
Esse tipo de financiamento poderá ser a solução para viabilizar o atendimento de Cardiologia no Hospital Dom Pedro de Alcântara. É que para conseguir o contrato com o Ministério da Saúde, a Santa Casa de Misericórdia tem que fazer algumas adequações, especialmente no centro cirúrgico.
Madalena de Jesus