Gabriel Gonçalves
Uma das formas de comemorar o São João, é provar as diversas comidas típicas do período junino, mas para evitar excessos e optar por formas mais saudáveis no preparo das guloseimas, a nutricionista Monique Pitta dá dicas para não ficar com aquele arrependimento no dia posterior.
"Os alimentos mais saudáveis oferecidos nas festas juninas, vão depender muito da forma como foi preparado aquele alimento. As pessoas podem optar, por exemplo, por um açúcar de coco, um açúcar mascavo ou um adoçante culinário para adoçar a canjica, o bolo, o arroz doce, tudo como opção menos calórica e mais saudável", explicou.
De acordo com Monique Pitta, o consumo não é proibido, mas é necessário que haja um controle, mantendo a alimentação saudável.
"No dia de São João, não há uma proibição para o consumo, mas que sejam feitas em pequenas quantidades, de forma mais saudável, porque nada em excesso faz bem. Então se existe essa preparação, as pessoas podem se alimentar sem aquele risco de arrependimento. O milho, bolo de milho, canjica, arroz doce, laranja e amendoim, produtos típicos que são boas opções ricas em nutrientes para que possamos fazer esse consumo", disse.
Para a nutricionista, o milho, amendoim e a laranja são excelentes produtos que podem ser consumidos durante o São João sem muito excesso. Em entrevista ao Acorda Cidade, ela destacou os nutrientes de alguns alimentos.
"O milho possui proteínas, carboidratos, Ferro, Zinco, vitaminas do complexo B, então é uma boa fonte de nutrientes e uma boa opção para o pessoal consumir. Já o amendoim, é uma boa fonte de gordura, uma gordura boa pois contém Fósforo e a laranja, ótima vitamina C de flavonoides, um bom antioxidante e também uma fonte de fibra. Então a laranja entra como um bom alimento para o São João, ainda mais nesse período de Covid-19, como forma de aumentar a imunidade", afirmou.