Feira de Santana

Samu recebe 5 novas ambulâncias em Feira de Santana

Os veículos foram entregues por uma representante do Ministério da Saúde ao prefeito Colbert Martins.

Novas ambulâncias do Samu _Foto Paulo José _Acorda Cidade
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Feira de Santana recebeu, na tarde desta quinta-feira (19), o reforço com mais cinco novas ambulâncias. Os veículos foram entregues por uma representante do Ministério da Saúde ao prefeito Colbert Martins. A cerimônia de entrega aconteceu na sede da prefeitura.

10 ambulâncias faziam parte da frota do Samu em Feira. De acordo com o prefeito Colbert Martins, os veículos mais antigos teriam que ser devolvidos, porém ele irá pedir ao Ministério da Saúde que permaneçam para que possam ser requalificados.

Novas ambulâncias do Samu _Foto Paulo José _Acorda Cidade (1)
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

“O Samu nos traz agora mais cinco novas ambulâncias, através de uma representante do Ministério da Saúde, Ana Moraes, que está aqui conosco. Desde o ano passado que nós fizemos esse pedido. Em dezembro eu assinei essa autorização e ela chegou, e agora estão aqui cinco novas ambulâncias. Estou pedindo ao Ministério que os veículos antigos permaneçam para que a gente possa reequipar essas ambulâncias, manter funcionando e possamos utilizá-las como unidades básicas. Já falei com a representante do Ministério, e quero dizer que agradeci aos homens e mulheres que dirigem esses equipamentos e que salvam vidas”, destacou.

Conforme o prefeito, a estimativa é que, para cada 100 mil habitantes, tenha uma ambulância do Samu disponível, ele espera aumentar ainda mais a frota.

“O IBGE não concluiu ainda o censo, quando completar, a previsão é que a gente chegue a 650 mil habitantes, e eu vou pedir para que possam ampliar para completar o que está previsto no Sistema Único de Saúde, que é um equipamento para cada 100 mil habitantes”, disse.

Sobre o incêndio na base do Samu, o prefeito informou que o Corpo de Bombeiros ficou de fazer uma verificação e aparentemente foi uma causa elétrica.

“Possivelmente foi a partir de uma geladeira que estava instalada no alojamento feminino. Estive lá pessoalmente, e ninguém sofreu nada porque as pessoas saíram rapidamente, mas eu fiquei boa parte do dia por lá. A minha ideia é fazer um prédio novo ali, que o imóvel é bem antigo, e a ideia é fazer uma coisa maior e melhor. Tem unidades básicas e de suporte avançado também. São equipamentos que vieram permanentemente de acordo com o planejamento, e essas ambulâncias vão ser tanto para o atendimento básico quanto nas unidades de maior especialidade. Essas unidades vão atender tanto a zona urbana quanto rural”, explicou.

Novas ambulâncias do Samu _Foto Paulo José _Acorda Cidade (1)
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A secretária municipal de Saúde, Cristiane Campos destacou que as ambulâncias, além de serem novas, estão melhor equipadas com equipamentos mais modernos.

“Tem a parte das macas, da cadeira de rodas, que já vem com outra tecnologia e o próprio desfibrilador. A coordenadora do Samu, Maisa Macedo, já providenciou todo o emplacamento, então elas saindo daqui vão para o pátio do Samu aguardar a parte do emplacamento e já vão para a rua”, pontuou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também:

Curto-circuito pode ter sido a causa de incêndio em alojamento do Samu, diz coordenadora

Incêndio atinge base do Samu de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
6 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários