Saúde

Registrados 180 casos de catapora em Feira de Santana este ano

Com o objetivo de combater a catapora, a partir do dia 1º de outubro, os postos de saúde de Feira de Santana vão oferecer gratuitamente a vacina para as crianças com idades entre um ano e três meses até um ano e onze meses.

Acorda Cidade

Dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana apontam que em 2013 foram registrados 180 casos de catapora no município, 50 deles somente no mês de agosto. Na Bahia já são 2011 casos da doença este ano, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
 
Com o objetivo de combater a catapora, a partir do dia 1º de outubro, os postos de saúde de Feira de Santana vão oferecer gratuitamente a vacina para as crianças com idades entre um ano e três meses até um ano e onze meses. Antes, a vacina era oferecida somente na rede particular. A varicela foi incluída na vacina tetraviral que previne ainda contra sarampo, caxumba e rubéola.
 
A deputada estadual Graça Pimenta, profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), falou sobre a importância da vacinação. “Essa notícia me faz querer reforçar o alerta aos pais e responsáveis sobre a importância da vacinação contra a catapora e da atualização do cartão de vacinação.
 
Essa doença é uma infecção viral contagiosa causada por um vírus, cujos sintomas são, dentre outros, lesão na pele, coceira e febre. Acredito que é preciso ampliar a faixa etária de vacinação contra a doença para crianças maiores, como as de 5 e 6 anos, já que muitos dos casos registrados no município atingem essa faixa etária”, afirma.
 
Vacinação
 
Devido ao aumento no número de casos da doença, os profissionais de saúde das 116 unidades da Rede de Atenção Básica de Feira de Santana estão sendo capacitados para a vacinação contra a catapora. O treinamento começou na tarde do dia 23 e vai até a próxima sexta-feira, 27.
 
A equipe de coordenação da Divisão de Vigilância Epidemiológica recebeu treinamento no dia 6 de setembro, através de vídeo-conferência. Os conhecimentos sobre a vacina, que era apenas disponibilizada na rede particular, estão sendo passados porque ela vai ser oferecida no calendário de vacinação.
 
“É uma doença que geralmente afeta as crianças de maneira branda, porém pode haver complicações. E se alguém for contagiado, a única maneira de evitar a proliferação é através do isolamento social”, ressaltou a coordenadora da VIEP, Amarry Morbeck.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários