Saúde

Quatro casos de dengue são registrados no mês de janeiro em Feira

Entre as atitudes que a população pode tomar no combate à dengue está a de eliminar qualquer tipo de recipiente que possa acumular água a céu aberto

Acorda Cidade

Foram constatadas em Feira de Santana quatro confirmações de casos de dengue e 145 notificações em janeiro de 2011. O número diminuiu em relação ao mesmo período do ano passado, onde 25 confirmações foram registradas. Já o número de notificações aumentou, pois em 2010, houve 98.

Fazendo um comparativo entre os períodos citados é possível perceber uma redução de 84% no número de confirmações. Já na quantidade de notificações houve um acréscimo em torno de 47%.
De acordo com a secretaria de Saúde, as confirmações foram de dengue clássica e o número de notificações demonstra que as equipes de saúde estão dando uma maior atenção aos sintomas que o paciente apresenta quando busca pelo serviço de saúde.

 A coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep) da SMS, Janice Estrela, ressalta algumas das ações que estão sendo implementadas contra a dengue. “As equipes de saúde das unidades ligadas a SMS já passaram por capacitações. Elaboramos o Plano de Contingência Contra a Dengue, nos prevenindo contra uma possível epidemia da doença, e já o enviamos para o Ministério da Saúde”, salienta.
 
Segundo a Secom, o Plano de Contingência traz uma descrição das ações preventivas que vem sendo desenvolvidas pela SMS. Entre as ações, está o acordo feito com os hospitais públicos do município, onde leitos já estão reservados para atender possíveis pacientes que desenvolverem o tipo mais grave da doença.
 
Conforme a diretora da Rede Própria da SMS, Gilberte Lucas, o órgão municipal têm se empenhado contra a dengue. “Nossas ações buscam sempre uma melhor eficiência, porém é necessário que a população colabore mais com o nosso trabalho”, destaca.
 
Entre as atitudes que a população pode tomar no combate à dengue está a de eliminar qualquer tipo de recipiente que possa acumular água a céu aberto. “Estudos recentes afirmam que o aedes aegypti é adaptável e pode se reproduzir tanto em água limpa como em água suja”, revela a coordenadora da Viep, Janice Estrela.
 
A SMS disponibiliza também o Disk Dengue 0800 284 6656, para ter outra forma de contato com a população, além do contato que já é mantido por meio dos agentes de endemias. Através da ligação gratuita, o cidadão pode denunciar possíveis focos do aedes aegypti, tirar dúvidas ou, em situações que o cidadão permaneça muito tempo fora de casa e não receba o agente de endemias durante as visitas domiciliares de rotina, marcar uma nova visita dos agentes.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários