A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana confirmou a quarta morte causada por dengue neste ano. Trata-se de uma mulher de 55 anos, que residia no bairro Feira VII e era portadora de diabetes.
O óbito ocorreu no dia 12 de abril e o caso foi confirmado após a análise das amostras que a Vigilância Epidemiológica encaminhou ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen).
Durante o período da infecção, a paciente apresentou febre, dor no corpo, dor de cabeça, vômito, enjoo, dor nas costas e artrite. Sinais de alarme também foram registrados, como pressão baixa, dor abdominal intensa, vômitos persistentes e sonolência.
Além disso, foram identificados sintomas graves, como desconforto respiratório e extremidades frias.
De janeiro até essa segunda-feira (29), a Vigilância Epidemiológica confirmou 2.257 casos de dengue. Desse total, 352 manifestaram sinais de alarme ou graves. Entre os locais com maiores números de notificações estão Humildes, Mangabeira e o Tomba.
Quando procurar a unidade de saúde?
Pessoas que apresentarem sintomas iniciais da dengue, como febre, dor de cabeça, nos olhos ou articulações, devem procurar a unidade de saúde do bairro para receber atendimento e as principais orientações sobre como proceder com a doença.
Nos casos graves, em que nota-se uma piora da doença, apresentando dor na barriga intensa e contínua, vômitos persistentes, queda de pressão, sensação de desmaio e sangramento das mucosas como boca, olhos e partes íntimas, o paciente deve procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou as policlínicas municipais.
As informações são da Secretaria de Comunicação Social
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram