Saúde

Promotor do MP explica que em caso de paralisação de serviços de saúde, prefeitura deve tomar providências imediatamente para garantir os atendimentos

Segundo ele, embora o serviço tenha sido regularizado pelas empresas, esta situação de suspensão de atendimentos tem sido constante e não deve ocorrer,

UPA Estadual
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O promotor do Ministério Público, Audo Rodrigues, explicou em entrevista ao Acorda Cidade nesta sexta-feira (28), que o MP entrou ontem (27) com uma ação civil pública na justiça em caráter liminar, para que em caso de paralisação na área de saúde, o município de Feira de Santana adote todas as providências cabíveis para a manutenção dos serviços e para que a população não fique desassistida.

Segundo ele, embora o serviço tenha sido regularizado pelas empresas, esta situação de suspensão de atendimentos tem sido constante e não deve ocorrer, pois implica riscos de mortes a pacientes que precisam de atendimento.

“Independente do município terceirizar aquilo que é de sua responsabilidade, a responsabilidade continua sendo dele. Pode lançar mão de mecanismos administrativos e judiciais para retomar os atendimentos”, disse.

O promotor destacou que aguarda que o judiciário se manifeste sobre a ação e que a decisão judicial ou se cumpre ou recorre.

“Dei entrada ontem. Solicitamos documentos, contratos, matérias de internet, mostramos ao juiz e ele analisa as provas”, acrescentou.

Audo Rodrigues informou ao Acorda Cidade também, que há no Ministério Público outras investigações relacionadas à saúde do município em andamento, além desta sobre a manutenção dos atendimentos, no entanto não estão sob a sua responsabilidade, mas ele adiantou que algumas tratam sobre contratos.

Ele enfatizou que a manutenção dos serviços públicos de saúde é do município e que a gestão precisa tomar as providências em caso de qualquer interrupção.

Leia também:

MP aciona prefeitura de Feira de Santana mais uma vez para garantir serviços médicos

MP recomenda que Feira de Santana garanta atendimento integral de áreas essenciais de Saúde

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Fsa abandonada

Se não paga aos profissionais, péssimo prefeito, só fica procurando o culpado e não chega a uma solução, o pessoal da UBS estão sem receber quase a três meses, não podem reclamar pq estão sendo demitidos. Como vão trabalhar sem receber.

Jose carlos passos Silva

Só vai resolver quando o prefeito for intimado para responder porque a área de saúde não é tratada com respeito.
Ele só acordar assim.

José Reis

Difícil é fazer políticos cumprirem as “leis” em relação a assuntos públicos. Desobedecem até a “lei da corrupção” quanto mais o resto. Sem contar o fato da quantidade de “paladinos da justiça” denunciados e noticiados por envolvimento com crimes e corrupção, segundo notícias veiculadas. Tá difícil cada dia mais viver no Brasil. Agora tá pior.

José Reis

Sem desmerecer a iniciativa, o difícil é fazer as leis no Brasil serem cumpridas principalmente por parte dos políticos, dependendo também qual a banda da justiça que irá julgar

JULIANO JORGE ANJOS OLIVEIRA

SITUAÇÃO FOI REGULARIZADA? OS FUNCIONARIOS CONTINUAM ATÉ O DIA DE HOJE SEM RECEBER E FOI REGULARIZADA? ELES PENSAM QUE AS UNIDADES DE SAÚDE SO DEPENDE DOS MEDICOS ….