A doença de Chagas continua a ser um grave problema de saúde pública na Bahia e no
mundo, afetando milhares de pessoas. Para combater essa realidade, o Projeto Oxente
Chagas Bahia traz uma solução inovadora: testes rápidos para detectar a doença de forma precoce e eficiente na Atenção Primária, buscando reduzir significativamente o impacto da doença na vida das pessoas e de suas famílias.
Coordenado pelo pesquisador Fred Santos da Fiocruz Bahia, o projeto tem como objetivo
principal validar o uso do teste rápido TR Chagas Bio-Manguinhos em campo e auxiliar na sua incorporação no Sistema Único de Saúde (SUS). Essa ferramenta permitirá identificar casos de Chagas de forma mais rápida e simples, facilitando o acesso ao tratamento e evitando complicações da doença.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
O Teste Rápido Chagas – Bio-Manguinhos é um teste de triagem de uso único, para detectar anticorpos produzidos contra o protozoário Trypanosoma cruzi em sangue total venoso, de punção digital, soro ou plasma humano. O teste se baseia na tecnologia de
imunocromatografia e utiliza plataforma de fluxo lateral. É uma tecnologia 100% brasileira
produzida por Bio-Manguinhos para o Brasil.
O teste já tem um registro na ANVISA, mas o Ministério ainda não utiliza, para ser usado,
precisa fazer uma série de estudos prévios e dar entrada na Comissão Nacional de
Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde – Conitec, órgão que regulamenta
a entrada de toda e qualquer tecnologia no SUS. A Conitec exige alguns estudos prévios, por exemplo: estudo de custo-efetividade, impacto orçamentário e validação diagnóstico em campo. O projeto irá realizar estes três estudos auxiliando o Ministério da Saúde na
regulamentação para utilizarmos o TR Chagas no SUS.
Ações
O projeto realizará testes rápidos em milhares de pessoas em municípios baianos com alta incidência de Chagas, como Tremedal e Novo Horizonte, que tiveram entre 2011 e 2015 a Oxente Chagas Bahia permanência do Triatoma infestans.
O projeto irá trabalhar com humanos, fazendo um rastreio sorológico, utilizando um teste
rápido em toda a população do município, independentemente se mora em área urbana ou
rural. Neste primeiro momento, o Oxente Chagas irá testar os moradores que moram nas
áreas que têm maior prevalência da doença, atendendo cerca de 1.400 em cada município, e ao final do projeto testando cerca de 30.000 habitantes em ambas as cidades.
As pessoas que fizerem o teste-rápido e positivarem irão ser encaminhadas para a coleta de sangue, que serão direcionadas para o Lacen, confirmando a positivação do exame, o projeto irá acompanhar durante três anos, o projeto. Os participantes da pesquisa com resultado positivo serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar.
Lançamento
O projeto Oxente Chagas foi lançado no município de Tremedal, no dia 22 de outubro, e
durante 12 dias realizou testagens na população do distrito de São Felipe. A ação no município foi um sucesso, superou as expectativas da equipe e nesse primeiro mutirão conseguiu beneficiar 1020 pessoas testadas. Além de realizarmos a testagem no próprio distrito, fizemos o itinerante nos subdistritos da região, levando o teste rápido para todos, até mesmo, aqueles que dificuldade de locomoção ou alguma morbidade.
Já em Novo Horizonte, região da Chapada Diamantina, o projeto será lançado no dia 25 de
novembro, a partir das 8h, na quadra poliesportiva do Centro Educacional José Lopes dos
Anjos. No turno da tarde a equipe do projeto estará realizando uma capacitação para os
profissionais de saúde do município. As ações de testagem irão acontecer do dia 18 a 30 de novembro, na comunidade de Vila dos Remédios e Mercês.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram