Rachel Pinto
O Hospital da Mulher e o Hospital de Campanha de Feira de Santana receberam nesta terça-feira (9), túneis de desinfecção para o combate a covid-19. Os equipamentos foram adquiridos pelo Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS), através de doações de indústrias feirenses e fazem parte de um projeto do Senai Cimatec e tem como objetivo proteger os trabalhadores da área de saúde.
Foto: Secom/Feira de Santana
Tarcísio Lordello de Aguiar Júnior, que é membro da diretoria do Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS), explicou que os túneis configuram um projeto experimental e as indústrias estão inseridas nesse processo de fortalecimento da responsabilidade social e compromisso com a cidade de Feira de Santana.
“Nós entendemos que não poderíamos ficar de fora. Nós tínhamos que colaborar e foi daí que surgiu a ideia de fazer a doação. Através do Centro das Indústrias de Feira de Santana foi possível reunir as empresas e levantar os investimentos necessários para aquisição de dois túneis de desinfecção”, explicou.
A presidente da Fundação Hospitalar, Gilbert Lucas comentou como o equipamento funcionará no Hospital da Mulher. Segundo ela, o túnel ainda está em estudo, não foi aprovado pela Anvisa e é restrito apenas ao uso de profissionais de saúde que estejam portando os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs).
Foto: Secom/Feira de Santana
“Esse túnel ele ainda está em estudo e a gente estabelece alguns critérios. Só pode ser usado pelos profissionais depois dos plantões ou de saírem do centro cirúrgico. Eles passam pelo túnel para fazer a desinfecção e preenchem um formulário que reunirá dados para o estudo. Ele fica localizado entre o corredor da unidade, em um lugar restrito para que só os profissionais tenham acesso”, disse.
Gilbert relatou ainda que um profissional técnico do Senai está orientando a equipe do hospital a utilizar o túnel bem como o preenchimento do formulário.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.