Ney Silva
Uma equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps III) realizou na tarde de quarta-feira (20), um ato público para chamar atenção da comunidade sobre saúde mental.
Portando uma faixa e bolas brancas a equipe se concentrou inicialmente no cruzamento da Rua Juracy Magalhães com Avenida Getúlio Vargas em Feira de Santana.
A coordenadora do programa de saúde mental, Robervânia Cunha explicou que o ato foi um momento simbólico para chamar atenção do Janeiro Branco.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
"Esse é um chamado para prevenção do Janeiro Branco. Esse ano devido a pandemia não podemos fazer aglomeração e por isso a equipe realizou esse evento", disse.
Questionada sobre o atendimento aos pacientes com problemas mentais, a coordenadora informou que tem sido um pouco difícil oferecer uma assistência mais completa aos pacientes devido à pandemia.
"É um pouco difícil trabalhar com os pacientes porque precisamos criar laços afetivos com os usuários, e nesse momento de pandemia ao contrário do que se pensava, houve redução dos trabalhos", afirma.
Robervânia disse que por enquanto não é possível voltar com as oficinas terapêuticas, além de outras atividades que estão suspensas.
A psicóloga Margarete Carneiro que trabalha no Caps III, disse que tem observado o aumento do número de pessoas com transtorno de ansiedade.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
"Posso atribuir essa situação a pandemia. É importante cuidar da saúde mental para evitar que um transtorno se instale. São cuidados simples do dia a dia como uma atividade física, um tempo para o lazer, fortalecer o vínculo com amigos e familiares entre outras que podem trazer benefícios para a saúde mental", afirmou.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade