Probabilidade de surto ou epidemia em Feira de Santana está descartada
A criança que morreu com suspeita de meningite após ser internada em um hospital da cidade no sábado (15) não era de Feira de Santana.
Foto: Secom
A criança que morreu com suspeita de meningite após ser internada em um hospital da cidade no sábado (15) não era de Feira de Santana. O paciente era natural do município de Conceição do Jacuípe, onde desenvolveu a doença. A criança chegou ao hospital apresentando sintomas característicos da doença e febre intensa.
Este ano, foram registrados 13 casos de meningite em Feira de Santana. O número corresponde ao mesmo número registrado do mês de janeiro a abril de 2009. No momento, existem também dois casos suspeitos, que estão sob monitoramento da Secretaria de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica. Para manter a situação sob controle no município, o órgão vem desenvolvendo campanhas educativas e vacinação de combate a doença. Entre os meses de março e abril, a rede municipal de saúde já imunizou 29.778 crianças, com idade de dois meses a quatro anos, contra a meningite tipo C. O número corresponde a 63,24% do público alvo de 47.083 crianças a serem vacinadas.
De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela, algumas crianças devem tomar a segunda dose da vacina. “As crianças que possuem de dois a 11 meses precisam tomar outra dose da vacina 60 dias após terem tomado a primeira. As crianças a partir de um ano de idade não precisam receber a segunda dose”, esclarece.
Ainda segundo a Janice Estrela, “a probabilidade de acontecer um surto ou epidemia de meningite em Feira de Santana está descartada”.
Caso ocorram sintomas como febre alta, dor de cabeça súbita, vômitos e rigidez de nuca o serviço médico deve ser procurado. O cidadão que desejar mais informações sobre a meningite pode ligar para o número do Alô Saúde, 0800 284 6656, ou entrar em contato com a Divisão de Vigilância Epidemiológica através dos telefones (75) 3612-6640 e (75) 3612-6641.
As informações são da Secom
Inscrever-se
0 Comentários
mais recentes