Gabriel Gonçalves
Os trabalhadores da saúde foram vacinados contra a Covid-19, na manhã deste sábado (1º), no estacionamento do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA). No posto montado pela Secretaria de Saúde, estavam sendo aplicadas a primeira e segunda dose do imunizante.
A técnica de enfermagem, Jacira Moura, compareceu no estacionamento do HDPA para completar o ciclo de imunização, recebendo a segunda dose. Para ela, este é um momento importante, que já aguardava com grande expectativa.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
"Estávamos precisando desse momento e aguardando com muita expectativa. Nós que trabalhamos na linha de frente, estamos lutando contra um vírus que é invisível e continuamos mantendo todos os cuidados. A secretaria de Saúde tem esse cuidado, não somente com os profissionais, mas como toda a comunidade e por coincidência, estamos hoje nesse sábado, dia 1º de maio, dia do trabalhador, um momento grandioso recebendo essa segunda dose", disse.
A enfermeira e diretora da rede própria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana, Joana Queiroz, informou a reportagem do Acorda Cidade, que cerca de 600 à 800 profissionais estão sendo imunizados por dia na área do estacionamento do HDPA. De acordo com ela, a meta é alcançar 100% dos trabalhadores que estão inclusos no grupo prioritário.
"Estamos aqui vacinando mais uma vez o público dos trabalhadores da saúde, e de terça até hoje, aplicamos uma média de 600 a 800 profissionais por dia. Estamos com o último extrato que o Ministério da Saúde junto com a CIB diz, e nós seguimos essa determinação. Então estamos vacinando todos os profissionais que ainda não receberam o imunizante, além daqueles profissionais que estão aqui para tomar a segunda dose", explicou.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
De acordo com Joana, a estimativa é que cerca de 28 mil trabalhadores da área da saúde sejam vacinados no município.
"É importante lembrar que essa vacinação segue a depender do quantitativo de doses que nós recebemos, porque o Ministério da Saúde já determina quem será o grupo beneficiado e seguimos essa demanda junto com o estado. Até então, nós temos uma estimativa de 28 mil trabalhadores para serem vacinados aqui em nosso município", concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade