Rachel Pinto
Após os problemas com as cooperativas que prestam o serviço de saúde em Feira de Santana, o prefeito Colbert Martins informou que o novo modelo para contratação de pessoal será a partir de organizações sociais. A prefeitura vai contratar organizações sociais para gerenciar o sistema de saúde.
Segundo ele, esse modelo já existe na gestão do Hospital Estadual da Criança (HEC), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Queimadinha e tal realidade é comum em várias cidades do país.
“A organização social é que vai fazer a gerência do sistema como um todo. É própria, é quem admite os funcionários. Nas organizações sociais, todo mundo tem carteira assinada, de forma bem regular e à prefeitura cabe administrar essa gestão. A organização que recebe plano de metas, recebe plano de desempenho e tudo mais. A cooperativa fornecia pessoal e nós estamos querendo contratar organizações sociais para fazer a gestão completa do sistema”, comentou.
O prefeito declarou, ainda, que o modelo de contratação de pessoal através das organizações sociais consiste nas etapas de seleção e todas as formas normais de realizar seleção. Ele frisou que a ideia é dividir a cidade em quatro quadrantes e é possível que sejam contratadas três ou quatro organizações sociais para o gerenciamento da saúde.
Os funcionários que estavam no regime das cooperativas vão migrar para a contratação através das organizações sociais à medida que os contratos forem encerrados. Eles terão o vínculo renovado com as organizações sociais.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.