Ilani Silva
Depois de serem notificados mais de 160 casos de suspeita dengue, no período de 1 de janeiro a 8 de fevereiro em Feira de Santana, a secretaria municipal de Saúde solicitou ao Governo Federal mais equipamentos e veículos para reforçar o programa de combate a doença no município.
Segundo a bióloga Janice Estrela, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, o pedido foi encaminhado ao Ministro da Saúde através de oficio em Brasília, com objetivo de renovar a frota de veículos e materiais educativos de combate a dengue.
“Os automóveis que a prefeitura possui estão com mais de oito anos de utilização, estão desgastados e sempre temos que enviá-los para conserto”, disse a coordenadora.
Ela informou também que o município precisa estar preparado e estruturado para uma possível epidemia de dengue. “Hoje nós temos tensiomêtro, soro, suporte de água mineral para todas as unidades de saúde, mas é preciso estruturar o trabalho e também equipar com todos matérias de consumo que a gente posso utilizar”, disse.
A coordenadora alertou sobre a importância dos plantões de final de semana que visam monitorar o aparecimento do vírus IV da dengue, que pode ser reintroduzido na cidade a qualquer momento. “O vírus que está circulando em Feira é do tipo II e III, mas estamos atentos ao vírus IV, porque o isolamento viral é complicado para encaminhar á Salvador e nem sempre se consegue isolar o vírus”, contou Janice Estrela.
Para buscar medidas de combate ao mosquito, reuniões estão sendo realizadas com o grupo gestor da dengue, diretores e profissionais que respondem por hospitais públicos e privados, além do secretario de Saúde, Getulio Barbosa. As informações são do repórter Ney Silva do programa Acorda Cidade.