Andrea Trindade
O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta sexta-feira (22), o quinto óbito de paciente com covid-19 residente em Feira de Santana. Segundo o boletim, trata-se de uma mulher de 72 anos, portadora de comorbidades (hipertensão e diabetes), que compareceu a uma unidade de saúde em estado grave, e evoluiu logo em seguida para óbito. Segundo a secretaria, o óbito foi comunicado no dia 17 de maio e o resultado do exame foi divulgado hoje (22). A unidade de saúde onde ela foi atendida não foi informada.
Assim como ocorreu com a quarta vítima, a quinta morte divulgadas pela prefeitura de Feira de Santana ainda não entrou na relação de óbitos da Secretaria Estadual de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Leia também: Mais 20 novos casos de covid-19 em Feira de Santana; total sobe para 291
Histórico
4º óbito em Feira – mulher de 51 anos residente em Feira de Santana. Ela já se encontrava hospitalizada em Salvador desde o dia 09 de março, em decorrência do seu quadro de saúde (diabética, ICC, hipertensa e complicações renais), e só veio a apresentar sintomas de covid-19, no dia 24 de abril, quase dois meses após sua transferência para a capital, demonstrando que a mesma adquiriu a infecção fora do município de
residência. Configura-se que o local de infecção para coronavírus foi Salvador, mas o caso entra para as estatísticas de Feira pelo critério de origem do domicílio. O registro da morte como caso de covid-19 foi feito na quinta-feira, dia 21 de maio.
3º óbito em Feira e o 347º na Bahia – mulher, 46 anos, residente em Feira de Santana, comorbidades hipertensão arterial e obesidade, veio a óbito dia 19/05, em hospital da rede pública em Salvador.
2º óbito em Feira e o 240º na Bahia – homem, 76 anos, residente em Feira de Santana, comorbidades diabetes, doença cardiovascular crônica, doença neurológica crônica, veio a óbito dia 11/05, em hospital da rede pública em Salvador.
1º óbito em Feira e o 38º na Bahia – mulher de 82 anos, residente no município de Feira de Santana, com histórico de doença vascular crônica e diabetes. Ela estava internada em um hospital público de Salvador desde o último dia 5 de abril, vindo a falecer dia 18 de abril.
Um caminhoneiro do Rio Grande do Sul que estava em viagem e foi internado em um hospital particular de Feira de Santana, onde morreu, não entrou para os casos locais, por ser um caso de outra cidade (saiba mais aqui).