Andrea Trindade
Com a chegada de 11.270 doses da vacina Oxford/AstraZeneca em Feira de Santana, a Secretaria Municipal de Saúde retomou a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19. O objetivo, segundo o secretário de Saúde Marcelo Britto, é aplicar todas as doses recebidas nesta quinta-feira (27). Para isso, o esquema de vacinação foi descentralizado e não será apenas na UniFTC, mas também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Postos de Saúde da Família (PSFs) e Centro Social Urbano (CSU).
É necessário que cada grupo se atente ao local de vacinação e horário. Veja aqui como será o esquema de vacinação por grupos.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Uma senhora com diabetes e hipertensão, ao saber que a vacinação seria retomada, se dirigiu a UniFTC durante a madrugada e chegou por volta de 1h30 da manhã, foi a primeira da fila. No entanto, ela foi ao local de vacinação errado, uma vez que pessoas com comorbidades, deverão ser vacinadas nesta quinta-feira nas UBSs e PSFs. Era 7h da manhã quando ela foi informada que estava na fila errada.
Com a fila enorme que se formou desde a madrugada na UniFTC, pode haver outras pessoas com situação semelhante. Além disso, havia pessoas sem a senha na fila, sendo que entre 8 e 10h apenas as pessoas que receberam uma senha na última segunda-feira (24) quando as vacinas acabaram, deverão ser vacinadas na UniFTC.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Cerca de mil senhas foram distribuídas naquela data. Sobre esta situação, o secretário informou ao Acorda Cidade que não pode impedir que as pessoas que se vacinarão no período após as 10h cheguem antes e se juntem às pessoas que estão na fila para se vacinar com senha.
Tumulto
Durante a abertura dos portões, uma pequena confusão foi registrada na entrada da UniFTC. De acordo com algumas pessoas que já estavam na fila, outras pessoas que não estavam com as senhas distribuídas na última segunda-feira (24) pela secretaria de Saúde, queriam 'furar a fila'.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Em entrevista ao Acorda Cidade, Fabiane Fernandes destacou que atitudes como estas demonstram a falta de respeito com quem passou o dia inteiro na última segunda e não conseguiu ser vacinado.
"Passamos a tarde inteira tomando sol em uma fila quilométrica na segunda-feira, tivemos que pegar outra fila, recebemos as senhas distribuídas pelo próprio secretário e agora estas pessoas estão chegando aqui e querendo passar em nossa frente, querendo furar a fila", reclamou.
A Polícia Militar e a Guarda Municipal estiveram no local para conter a confusão.
Veja aqui como será a vacinação em Feira de Santana nesta quinta-feira (27)
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade