Acorda Cidade
Mais de cem policiais militares de Feira de Santana receberam a vacina da gripe na quarta-feira (22), pelo sistema drive trhu, no Primeiro Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (1º Beic), localizado no conjunto Feira VI.
Foto: Edvan Barbosa
A vacinação foi realizada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Vigilância da Saúde (Nupevs), que possui o Programa de Prevenção das Hepatites Virais e outras doenças imunopreviníveis.
“Consideramos importante a vacinação contra a gripe neste momento de pandemia, pois os policiais militares continuam a exercer suas atividades presenciais e devem estar protegidos contra outros vírus respiratórios”, afirmou a professora Erenilde Marques, que faz parte da coordenação do Nupevs. Além dela, também participaram da ação, a professora Maricelia Maia, também coordenadora do Núcleo, a professora Maria Yaná Guimarães, além de estudantes do curso de Enfermagem e bolsistas do Nupevs.
A vacinação também contou com a colaboração da equipe de saúde do 1º Beic, sob o comando da Capitã Andréia Sanches. “Em nome do comandante do 1° Beic, tenente coronel Carlos Humberto, venho agradecer a colaboração da Uefs, em mais uma oportunidade. Instituição essa que sempre se mostrou solícita nas nossas ações. Foi a vez de contemplar o nosso efetivo aqui do 1° Beic, além das demais unidades que atuam em Feira de Santana e região (Asa Branca, Cavalaria, Cicom e Rondesp)”, explicou a capitã.
Vale destacar que ao impedir o ataque do vírus influenza, a vacina evita uma eventual infecção dupla de gripe e do Coronavírus, o que sobrecarregaria o sistema respiratório do paciente. A vacinação também ajuda a diferenciar os sintomas entre uma doença e outra, já que uma vez vacinada contra a gripe, caso a pessoa apresente tosse e falta de ar, provavelmente não será por consequência do influenza.