Acorda Cidade
A Polícia Civil da Bahia realiza, a partir desta terça-feira (29), três dias de vacinação contra a gripe H1N1. A ação – uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde – destina-se a delegados, investigadores e escrivães, que poderão, das 9h30 às 15h30, garantir sua imunização contra a doença.
Na terça e na quarta-feira, a vacinação ocorre na Capelania, que fica no prédio anexo à sede da Polícia Civil, na Piedade. Já na quinta (1º), é a vez de a Coordenação de Operações Especiais (COE), que fica próximo ao Aeroporto de Salvador, receber a ação, também aberta a policiais de todas as unidades da instituição.
O diretor do Departamento Médico da Polícia Civil, Gessé de Souza Silva, ressaltou a importância de os policiais civis assegurarem a imunização contra este tipo específico de gripe. "Tivemos uma muito bem-sucedida vacinação contra a Covid-19, mas não podemos esquecer da gripe H1N1. Esta doença não pode voltar a nos atingir, pois há risco de complicações e aprendemos com a atual pandemia que precisamos da vacinação para diminuir sua força", declarou.
A pandemia de H1N1 foi a primeira do Século 21 e teve seu epicentro em 2009, quando o vírus – uma variedade capaz de saltar entre espécies e infectar humanos – foi descoberto no México. A doença chegou a mais de 120 países, e a declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde durou 14 meses.